Ceará

exposição

Em Fortaleza, exposição artística aborda a construção da identidade negra no Ceará

Lançamento acontece nesta quinta-feira (7) e contará com obras coletivas de artistas negros da periferia de Fortaleza

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
As obras ficarão disponíveis para visitação até o dia 27 de outubro. - Foto: Divulgação

Lançamento da exposição “Pra ficar claro, escureci” acontece nesta quinta-feira (7), a partir das 10h, na Casa do Barão de Camocim, na rua General Sampaio, 1632 – Centro de Fortaleza e seguirá aberta à visitação até o dia 27 de outubro, de terça-feira a sexta-feira, de 10h às 17h e aos sábados, de 9h às 16h. Um dos destaques é a presença de intérprete de libras. O acesso é gratuito e o uso de máscara é obrigatório, assim como o respeito aos protocolos sanitários.

De acordo com os organizadores, a exposição que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura nasceu a partir do projeto “Blackinktober”, uma iniciativa de Felipe Helói, Nycolas Di, Tamires Ferreira e Robson Marques, que consiste na produção de uma ilustração por dia durante o mês de outubro sobre negritude no Instagram utilizando a hashtag #BlackInktober.

O artista Felipe Helói explica que o trabalho surgiu da importância de se falar sobre representatividade. “Já fazíamos isso com o Blackinktober, mas queríamos mais, então buscamos um espaço físico e esse espaço físico, por si só, multiplica o valor da nossa exposição ao perceber que se trata de uma antiga casa grande com uma senzala embaixo dela”.

Felipe afirma que a ação tem como objetivo ocupar a internet e os espaços físicos. “Nos apropriar, empretecer. Levar a arte preta e o debate sobre representatividade para todos os cantos possíveis, reunindo e aquilombando”.

As obras coletivas expostas são: Que negro/a é você?; Negro é cor?; Tinta Branca no Muro Preto; Oxalá e Negros no poder.

Mais informações em @blackinktober

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa