Paraná

Ciência

Estudo da Pfizer em Toledo (PR) deve avaliar impacto e efetividade da vacinação no país

Cidade é a única do Brasil a receber estudo, que tem objetivo de embasar estratégias adequadas para controle da pandemia

Curitiba (PR) |
Pesquisadores afirmam que estudo será importante para avaliar a efetividade da vacina "em cenário real" e prevenir as variantes mais comuns no Brasil - Agência Brasil

A cidade de Toledo, no oeste do Paraná, será sede de um estudo observacional que promete entender o comportamento da Covid-19 em um "cenário de vida real no Brasil" após a concretização do programa de vacinação. O estudo é um trabalho conjunto entre a farmacêutica Pfizer, o Hospital Moinhos de Vento, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Secretaria de Saúde de Toledo e o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Em coletiva de imprensa, o Pesquisador do Hospital Moinhos de Vento, Regis Goulart Rosa, analisou que o estudo, de larga escala, será importante para avaliar a efetividade da vacina "em cenário real" e prevenir as variantes mais comuns no Brasil.

"[O estudo permite] avaliar questões de pesquisa que ainda não foram respondidas, como, por exemplo: avaliar qual impacto da vacina na ocorrência de sintomas relacionados ao cansaço, fadiga, dificuldade de concentração, de sono; qual a duração da proteção conferida pelas doses recomendadas hoje pelo programa nacional de vacinação", explica o pesquisador.

Podem participar pessoas a partir de 12 anos, com sintomas suspeitos de Covid-19, que procurarem o serviço público de saúde no município. O estudo prevê recrutar 4500 pessoas, que serão divididas em dois grupos: casos de acompanhamento (pessoas que testaram positivo para a Covid-19) e de controle (pessoas que tiveram sintomas, mas testaram negativo). Os casos positivos serão acompanhados pela equipe por um ano. O recrutamento deve começar dentro de duas ou quatro semanas.

O campus Toledo da UFPR, junto ao setor de Ciências Biológicas da universidade em Curitiba, fará o gerenciamento e a análise das amostras positivas. "[O estudo dará] subsídios para tecermos estratégias mais adequadas para controle da pandemia. Vai contribuir de maneira expressiva na compreensão da pandemia", disse Cristina de Oliveira Rodrigues, Diretora do Campus Toledo da UFPR.

Estudo pioneiro no país 

Toledo é a única cidade brasileira a sediar esse estudo. Segundo Julia Spinardi, Líder Médica da Área de Vacinas da Pfizer Brasil, a escolha da cidade se deu por uma série de critérios, entre eles o posicionamento geográfico, controle epidemiológico e excelência na aplicação das vacinas no município.

Toledo tem 142.645 habitantes. Atualmente, 98,23% da população acima de 12 anos está vacinada com pelo menos a 1ª dose da vacina. Com duas doses, são cerca de 54% da população.

Os pesquisadores reforçaram que o estudo não prevê interferência no plano de vacinação do município. As avaliações iniciais do estudo devem ser divulgadas dentro de um período de seis a oito meses após o início, e os resultados finais devem ser divulgados de 12 a 18 meses após o início do estudo.

Edição: Lia Bianchini