Pernambuco

animação

Festival Animage terá programação com exibições presenciais no Teatro do Parque

Programação intercala sessões virtuais e presenciais de curtas e longas metragens de animações de vários países

Brasil de Fato | Recife (PE) |
As sessões presenciais do festival no histórico Teatro do Parque, tradicional reduto da cinefilia do Recife - Victor Jucá

Começa nessa sexta (08) a 11ª edição do Festival Internacional de Animação de Pernambuco (ANIMAGE), em uma edição híbrida, com exibições online e sessões presenciais no histórico Teatro do Parque. Essa será a primeira edição após a interrupção provocada pela pandemia do Covid-19, que terá longas-metragens, competição internacional de curtas, mostras especiais, oficinas para crianças, iniciantes e profissionais, além de masterclasses, entrevistas e painéis, tudo com acesso gratuito.

O ANIMAGE será o primeiro festival de cinema a ocupar com sessões presenciais o tradicional Teatro do Parque, espaço cultural centenário do centro do Recife, após a restauração que durou mais de dez anos. Um dos únicos teatros-jardim do Brasil, o Teatro do Parque foi fundado em 1915 e reinaugurado em 11 de dezembro de 2020.

A ocupação do Teatro do Parque será limitada a 300 lugares, atendendo aos protocolos de prevenção a Covid-19. O público será orientado sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, será assegurado o distanciamento social entre as poltronas e o uso de álcool em gel. Os ingressos são gratuitos e a retirada será feita na bilheteria do teatro uma hora antes do início das sessões de cada dia.

A programação também contempla os pequenos, com longa e mostras de curtas para as crianças. Sessões especiais presenciais de curtas infantis também acontecem no Compaz Miguel Arraes, nos dias 14 e 16 de outubro, com acesso gratuito. Já os curtas-metragens brasileiros estarão disponíveis na plataforma online com Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e a Mostra Brasil contará também com audiodescrição.

Toda programação online do ANIMAGE poderá ser acessada gratuitamente pelo site do evento e as oficinas acontecerão ao vivo pela plataforma Zoom.

Edição: Vanessa Gonzaga