Rio de Janeiro

MOBILIDADE

Governo do Rio determina ampliação do horário das barcas e retorno da linha Charitas

Linha Praça XV – Arariboia será retomada em 30 dias e a operação em Charitas será restabelecida a partir de dezembro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Linha Praça XV - Arariboia circula com intervalos de até 30 minutos nos horários de pico - Jaqueline Deister/ Brasil de Fato

Moradores do Rio de Janeiro e Niterói, na Região Metropolitana, que utilizam o serviço das barcas terão mais opções de horários a partir de novembro.

De acordo com a nova resolução da Secretaria de Estado de Transportes publicada nesta quarta-feira (20), a grade de horários pré-pandemia da linha Praça XV – Arariboia será retomada em 30 dias e a operação da linha Charitas será restabelecida a partir de dezembro.

Hoje, a linha Praça XV - Arariboia circula com intervalos de até 30 minutos nos horários de pico (05h30 às 9h e 16h às 18h) nos dias úteis e de uma em uma hora nos horários de menos movimento. Já aos sábados, domingos e feriados, o intervalo é de uma hora ao longo de todo o dia.
 
Com relação à retomada da operação em Charitas, a determinação é que o intervalo entre as viagens será de uma hora, com início às 6h15 (Charitas-Praça XV) e às 6h45 (Praça XV-Charitas). A grade operacional pré-pandemia, com intervalos de 20 minutos, voltará a ser praticada no dia 10 de janeiro de 2022.

Leia mais: Barcas fazem travessia Rio-Niterói lotadas, sem álcool em gel e sabão nos banheiros

As linhas Praça XV - Paquetá e Praça XV - Cocotá permanecem com a grade determinada por decisão judicial. 

O serviço de catamarã está parado desde março de 2020, após decreto estadual que impediu a circulação do modal como estratégia de controle da covid-19.

O que diz a CCR?

Procurada pelo Brasil de Fato, a CCR Barcas, responsável pelo serviço de transporte aquaviário, informou que as barcas ainda se encontram num patamar de perda de cerca de 70% da demanda em relação ao período anterior à pandemia. 

Segundo a nota enviada à reportagem, “a companhia está em estado dramático e falimentar, sem nenhum apoio do estado para a grave crise que está atravessando”.

A CCR informou também que “em hipótese nenhuma continuará com a prestação do serviço após o prazo final da concessão (11/02/23)” e que não participará da relicitação.

A companhia alega ainda que “vê com preocupação para a continuidade do transporte aquaviário o fato de o novo edital ainda não estar pronto, uma vez que 2022 é ano de eleições”.  

 

Confira os horários:

 

Edição: Jaqueline Deister