Pernambuco

COLUNA DOS CLUBES

Coluna do Sport | O Cordeiro virando Leão

A paciência, qualidade conhecida de Hernanes, deu lugar para um atleta explosivo, sem papas na língua

Brasil de Fato | Recife (PE) |
"Já é tempo de afirmar que o jogador tem tudo para merecer considerações bem positivas da torcida" - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Vivo uma condição quase esquizofrênica de evitar visões muito romantizadas do mundo da bola, ao mesmo tempo de ser consciente que a paixão pelo futebol é o que sempre me identificou com o Sport. 

Ao longo de quase três décadas indo a estádios, ouvindo resenhas esportivas e mudando fácil de humor nos dias de jogos, algumas percepções mudaram. Mas a condição de torcedor nunca foi abandonada. 

Hoje, por exemplo, reflito bastante nas condições simultâneas entre boleiros que declaram amor aos clubes ao mesmo tempo de cobrarem valores trabalhistas na justiça. Acho complicado apontar extremos entre "mocinhos" ou até "bandidos" nessa história, principalmente em mais umas poucas linhas que me restam nesta coluna. 

Mas, por vez, gostaria de comentar sobre Hernanes no Sport. Em campo, o experiente jogador tem agradado. Para além do futebol, Hernanes também tem chamado a atenção. O comportamento do jogador é bem diferente do antigo "cordeiro". A paciência deu lugar para um atleta explosivo, sem papas na língua.

Chama a atenção também os simbolismos que Hernanes tem carregado na identificação com o Sport. Fiz uma pesquisa e não percebi a mesma empolgação em outras passagens do atleta, que já jogou no São Paulo (que prestou mais homenagens ao atleta que o inverso), Lazio e Napoli. 

Pelo patrimônio conquistado, articulação no mercado do futebol e salário muito abaixo que aceitou para jogar no Sport, não enxergo o atleta colocando o clube na justiça ao encerrar o contrato - pelo menos não tão cedo como é comum hoje em dia.

Acho que ainda é cedo para ter uma definição de quem vai ser Hernanes na história do Sport. Mas já é tempo de afirmar que o jogador tem tudo para merecer considerações bem positivas da torcida.

*Daniel é torcedor do Sport

Edição: Vanessa Gonzaga