Rio de Janeiro

EDUCAÇÃO

No Rio, rede estadual de ensino retorna às aulas 100% presenciais

Uso de máscara é obrigatório por estudantes e professores; cerca de 725 mil alunos são esperados nas escolas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo a Secretaria de Educação, mais de 95% dos funcionários dos colégios tomaram a primeira dose e mais de 85% já receberam a segunda ou a dose única - Foto: Seed

A rede estadual de ensino do Rio de Janeiro retornou hoje (25) às aulas 100% presenciais. Desde março, o sistema de ensino na Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) estava híbrido, com aulas presenciais e remotas. Cerca de 725 mil alunos são esperados nas escolas. Estudantes e professores serão obrigados a usar máscaras.

De acordo com a Agência Brasil, o secretário estadual de Educação, Alexandre Valle, informou, em coletiva de imprensa, disse que a direção das escolas tem procurado os estudantes que não estão frequentando as aulas e que a Seeduc anunciará nos próximos dias um grande programa de busca ativa para evitar a evasão escolar.

“As nossas diretoras, a todo momento, trabalharam em busca ativa para que nossos alunos retornassem às nossas salas de aulas, por meio de e-mails, de mensagens, de telefonemas, e, principalmente, indo buscar os alunos em sua residência. A partir dos próximos dias, o governo do estado apresentará um grande programa de busca ativa que envolverá aproximadamente nove mil mulheres e 1,5 mil assistentes sociais”.

Leia mais: Uerj garante auxílio-creche para estudantes com filhos na Educação Infantil

A reportagem destaca que Valle lembrou que faltam apenas cerca de 60 dias para o fim do ano letivo, mas que esse período será importante para a secretaria identificar e corrigir problemas gerados pela pandemia.

“São 60 dias muito importantes onde faremos o diagnóstico da realidade atual dos nossos alunos, onde poderemos traçar medidas pontuais e cirúrgicas pra que cada vez mais tenhamos esse resultado que todos nós desejamos, alcançarmos a educação do Rio de Janeiro, com investimentos em reforço, em recuperação, onde possamos fazer com que, apesar de 60 dias apenas, o aluno possa ter o melhor aproveitamento”, explicou.

Leia mais: Alta de casos de covid-19 faz governo do RJ suspender aulas da rede estadual

Segundo a Secretaria de Educação, mais de 95% dos funcionários dos colégios tomaram a primeira dose e mais de 85% já receberam a segunda ou a dose única. A pasta destaca também que a Secretaria de Estado de Saúde já está imunizando jovens de 12 a 17 anos, faixa etária dos alunos da rede.

Sepe

Na semana passada, representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), reuniram-se com a Secretaria de Estado de Educação para tratar sobre o retorno às aulas. O Sepe questionou o retorno determinado pelo governo de 100% da rede, mostrando que a pandemia ainda não acabou e que ainda existe risco de contágio, mesmo que a vacinação tenha avançado e os índices da pandemia estejam diminuindo. 

A direção do sindicato questionou também os problemas estruturais de muitas escolas que não têm espaço físico adequado para receber um grande contingente de pessoas na atual situação sanitária e a interrupção abrupta da plataforma virtual de ensino que garante aos servidores com comorbidades o trabalho remoto até o final de 2021.
 

Edição: Jaqueline Deister