Distrito Federal

Democracia

Movimentos promovem nesta quarta (27) lançamento da Conferência Popular pela Democracia

No primeiro trimestre de 2022 serão realizados debates regionais.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A Conferência Nacional acontece, em maio de 2022, "num cenário de profundos ataques aos direitos sociais dos brasileiros". - Lula Marques

Movimentos sociais e organizações da sociedade civil lançam nesta quarta-feira (27), às 18h, a I Conferência Nacional Popular pela Democracia, Paz e Desenvolvimento com Justiça Social e Justiça Ambiental (I CNPDPD), prevista para acontecer presencialmente em maio de 2022 na Universidade de Brasília (UnB).

Em nota, a organização do evento destaca que um dos objetivos do I CNPDPD é estabelecer um posicionamento programático e estratégico para os embates políticos de 2022, “gerando bases orgânicas nas comunidades e territórios brasileiros que sustentem o esforço de adoção de alternativas transformadoras da realidade no espaço da sociedade e do Estado Brasileiro”.

Para a coordenadora do Grito dos Excluídos Continental, Luciane Udovic, a Conferência Nacional acontece num cenário de profundos ataques aos direitos sociais dos brasileiros. Nesse sentido, ela defende a unidade de agendas “que superem a fragmentação” da luta social.

“Apesar do governo federal vender a ideia de um país de oportunidades, voltamos a conviver com inflação, desemprego e fome.  A pandemia aprofundou ainda mais a desigualdade social, aumentando o número de pessoas em situação de extrema pobreza e colocando o Brasil de volta ao mapa da fome”, destaca Udovic.

Ela ressalta que os direitos sociais “conquistados com muita luta pelo povo brasileiro estão sendo violentamente atacados e rapidamente desmontados. Por isso, a ICNPDPD faz um chamado para um amplo diálogo entre todos os campos que possam fortalecer os debates em favor da democracia. É necessário que as entidades assumam este processo”, registra a coordenadora.

Próximas etapas

Após o lançamento da Conferência, até dezembro de 2021, serão realizados seminários para debate dos temas centrais da proposta, como a seguridade social ampliada, proteções sociais e a democracia participativa.

No primeiro trimestre de 2022, acontecem as conferências regionais temáticas com o objetivo de contextualizar e retroalimentar os debates gerais realizados no período anterior e preparar a agenda da conferência nacional.

Os movimentos e organizações populares, entidades e representantes da sociedade civil que queiram aderir como apoiador(a) e co-organizador(a) da Conferência, compondo o grupo condutor da iniciativa, devem manifestar por escrito sua anuência no formulário.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino