ACESSO À ÁGUA

Vozes Populares | Campanha "Tenho Sede" leva água para famílias do Semiárido brasileiro

Sem apoio da esfera federal, campanha arrecada doações para garantir cisternas em comunidades rurais

Ouça o áudio:

De 2020 para 2021, o programa "1 Milhão de Cisternas", do Governo Federal, sofreu um corte de cerca de 94% - Foto: ASA Brasil
A luta da ASA é por garantir água de qualidade pra beber e pra produção de alimentos

Você consegue dimensionar a importância de uma cisterna para as famílias de comunidades rurais do Semiárido brasileiro? Essa tecnologia social é um marco na busca da soberania hídrica e alimentar na região e significa a possibilidade de viver com dignidade e de garantir a produção de alimentos durante todo o ano. 

Mas nem todas as famílias possuem uma. O programa 1 Milhão de Cisternas, do Governo Federal, tem sido completamente abandonado pelo governo Bolsonaro. Entre 2020 e 2021, um corte de cerca de 94% nos investimentos para a política pública deixou muitas comunidades com dificuldade de acesso à água. 

Por isso, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) pensou em uma campanha que pudesse arrecadar doações para a construção das cisternas. É a campanha “Tenho Sede”, que quer garantir a construção de 1 milhão de cisternas que comportam 16 mil litros de água cada para a região que abarca todos os estados do Nordeste e Minas Gerais.

João Evangelista, coordenador da ASA no Piauí, afirma que sem poder contar com a esfera pública, essa é a forma mais segura de garantir a construção das cisternas. "A luta da ASA é por garantir água de qualidade pra beber e pra produção de alimentos". Ouça o programa na íntegra para saber mais. 

O Vozes Populares é um programete semanal gravado com média de 5 minutos de duração e traz análises de movimentos populares sobre temas como cidadania, direitos humanos, política, feminismo e assuntos da conjuntura política brasileira. Confira outras edições em nosso site.

Edição: Vanessa Gonzaga