Pernambuco

NOVIDADE

Brasil de Fato estreia programas semanais de rádio na Bahia, Ceará e Paraíba

Programas semanais tem entrevistas, notícias de todo o Nordeste, temas da conjuntura, música e muito mais

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Edições semanais completam a produção de notícias que já é feita nos sites regionais de cada estado
Edições semanais completam a produção de notícias que já é feita nos sites regionais de cada estado - USP Imagens

O Sistema de Comunicação Brasil de Fato agora cresce na amplitude do seu alcance na região Nordeste com a estreia de três programas semanais de rádio na Bahia, Ceará e Paraíba. Os estados, que já contavam com um site regional e edições impressas, agora tem um espaço nas ondas do ar para trazer uma visão popular do Brasil e do Mundo. 

Na Bahia, o programa vai ao ar todo domingo, das 8h às 9h, na Rádio Juazeiro 1190 AM. Editora chefe do BdF BA, Elen Carvalho explica que a decisão de impulsionar um programa numa região fora da capital cumpre um objetivo importante. “Nós estamos bem felizes de que essa experiência tenha começado na cidade de Juazeiro, no Vale do São Francisco. Começar o programa de rádio nessa região do estado converge com o nosso objetivo de enraizar cada vez mais o jornalismo popular e de seguir fazendo esse contraponto ao que é veiculado todos os dias pela mídia hegemônica", afirma a comunicadora.

A última edição, que foi ao ar no dia 31, abordou temas como o Auxílio Brasil, o aumento da inflação, o Festival Edésio Santos e uma receita de moqueca de coração de banana. Você pode ouvir clicando aqui. O programa também pode ser reproduzido por outras emissoras, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos. Os coletivos de rádios comunitárias que desejarem veicular o programa devem entrar em contato com a gente pelo email [email protected]

Já no estado da Paraíba, o programa Paraíba de Fato vai ao ar todo sábado na Rádio Sanhauá AM 1280, das 9h às 10h. Com um alcance ampliado que vai da capital João Pessoa até municípios do interior, o programa, que é ao vivo, pode ser ouvido e assistido em vídeo também através da internet, no Portal S1

"Estamos contando com a participação dos movimentos sociais, dos ouvintes, dos moradores das cidades, dos bairros e das comunidades. Queremos que todos participem porque comunicação é um direito humano e todos devem exercer”, afirma Heloísa de Sousa, editora-chefe do Brasil de Fato Paraíba.

Na edição de estreia, o programa entrevistou a Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, que falou das ações do movimento no estado durante o Novembro Negro; abordou as Campanhas de Solidariedade do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e as batalhas de rap em João Pessoa/PB. Ouça o programa na íntegra aqui

No Estado do Ceará, o programa Notícia Popular é veiculado aos sábados, das 11h às 12h, na Rádio Clube AM 1200, que alcança toda a região Metropolitana de Fortaleza. Francisco Barbosa, que apresenta o programa explica quais as temáticas do Notícia Popular “Lá trazemos conteúdos nacionais e estaduais, novidades da cultura e esportes, levando informações para o público que ainda tem no rádio o seu principal meio de comunicação”, explica.

Na última edição, o programa trouxe entrevista com Enedina Soares, presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE) sobre a PEC 32; abordou a estreia do filme Marighella no Cine São Luiz e trouxe também um episódio do podcast Agora Pronto. Quem desejar sugerir temas ou pautas deve entrar em contato através do WhatsApp, pelo número (85)99858-8379.

 

Edição: Vanessa Gonzaga