MÃOS SOLIDÁRIAS

Nas palafitas do Pina, campanha Mãos Solidárias em Pernambuco inaugura cozinha comunitária

Com capacidade de produção de 500 marmitas por dia, cozinha conta com colaboradores dos movimentos populares

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Localizada entre as pontes Agamenon Magalhães e Paulo Guerra, a cozinha comunitária foi construída em uma das palafitas do Rio Tejipió - Lucila Bezerra/ Brasil de Fato PE

Depois de chegar a mais de 50 localidades da Região Metropolitana do Recife, a Campanha Mãos Solidárias/Periferia Viva deu mais um passo com a construção de uma cozinha comunitária nas palafitas do Pina, entre as pontes Paulo Guerra e Agamenon Magalhães, dentro do Rio Tejipió. A inauguração aconteceu na última sexta-feira (5), com um ato simbólico que reuniu moradores das palafitas, integrantes da campanha, Igreja Católica e diversos movimentos populares.

O espaço tem capacidade para produção de 500 refeições diárias e foi construído com doações arrecadadas pela campanha e com o trabalho e organização dos próprios moradores. “Tem dia que temos comida, tem dia que não tem. Hoje mesmo eu só tinha cuscuz, tive comprar dois ovos fiado na barraca para mim e minha filha tomarmos café”, conta Ivanise Serafim da Silva, moradora das palafitas e agora coordenadora da cozinha. “Estou muito agradecida por essas pessoas virem trazer alimentos para a nossa comunidade”, comemora.

Leia mais: Mais de 700 Agentes Populares de Saúde diplomados pela UFPE para atuar no combate à pandemia

Esta é a primeira cozinha comunitária inaugurada em Pernambuco. O projeto foi pensado a partir do contato dos agentes populares de saúde com a comunidade durante a distribuição de marmitas, como conta Paulo Mansan, coordenador da campanha Mãos Solidárias e dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

“Vindo para cá a gente se deu conta que tem duas grandes necessidades além da moradia, que é a fome que chega em larga escala e a falta de água. Então estamos tentando resolver a fome, em especial com esse processo da produção de alimentos. É pedagógico trazer os alimentos para a comunidade preparar. A partir desses dois projetos a gente criou este vínculo, esta pertença”, analisa.

:: Mãos Solidárias lança "Natal sem Fome" para dar cestas natalinas a famílias do Recife :: 

Os parceiros do Mãos Solidárias também estavam presentes no evento para celebrar mais uma ramificação da campanha para melhor atender as necessidades de quem mais precisa. Um dos colaboradores é Federação Única dos Petroleiros (FUP), que reúne os trabalhadores da indústria de petróleo e gás.

“Parabenizamos a todos e todas por este projeto, que contempla aqueles que necessitam. A FUP é parceira desde o início do projeto”, diz Luiz Lorenzon, diretor da FUP e do Sindpetro PE/PB, lembrando das inúmeras doações de botijões de gás. “Sabemos da importância, principalmente neste período tão crítico que a gente tem vivido, em que o preço do gás está absurdo”, pontua.

:: Petroleiros fazem ações de solidariedade em apoio à greve dos caminhoneiros em PE ::


A iniciativa surgiu a partir da iniciativa dos agentes populares de saúde da campanha, que já realizavam a distribuição de alimentos nas palafitas da zona sul do Recife / Lucila Bezerra/ Brasil de Fato PE

Moradoras de comunidades vizinhas também foram até a cozinha para ajudar a preparar os alimentos e veem a iniciativa como algo necessário para a área. “É muito importante para matar a fome dos nossos amigos e vizinhos. Aqui em Brasília Teimosa e no Pina, de uma forma geral, muita gente está passando necessidade e muita fome. Então esta cozinha para nós aqui do bairro, da vizinhança, é muito importante e vai suprir muitas necessidades para aqueles que não têm nada para comer no dia a dia”, afirma Carolina Patrício dos Santos, moradora de Brasília Teimosa e integrante da Marcha Mundial das Mulheres.

:: Horta urbana em Olinda transforma o relacionamento dos moradores com os alimentos :: 

Ao final do evento, um barco com 60 marmitas preparadas na cozinha foi até a comunidade Ilha de Deus para serem distribuídas pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; pelo o arcebispo auxiliar, Dom Antônio Limacedo; e por integrantes de diversos movimentos populares e sindicais. “Com muita alegria participamos da inauguração do projeto Cozinha Solidária aqui no Pina, uma experiência que com certeza vai animar as pessoas para a partilha dos bens, dos dons, para a partilha da Eucaristia”, avalia Dom Limacedo.

Como ajudar?

Para contribuir com a campanha Mãos Solidárias/ Periferia Viva e incentivar a criação de diversas outras cozinhas comunitárias pelo estado, a iniciativa está recebendo doações pelo PIX 09.423.270.0001.80. 

Saiba mais

Desde o início da pandemia, a Campanha Mãos Solidárias realizou a doação de 690 mil marmitas e 890 mil toneladas de alimentos para quem tem fome de comida e de justiça social. Os alimentos, oriundos de assentamentos e acampamentos da luta por reforma agrária, são preparados no mercado e restaurante-bar Armazém do Campo e em seguida distribuídos em forma de marmitas, pelos agentes populares de saúde; ou enviados para bancos populares de alimentos nas comunidades.

Leia também: No Recife, campanha Marmitas Solidárias completa um ano com distribuição de alimentos

A campanha conta com a parceria do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), do Armazém do Campo Recife, da Arquidiocese de Olinda e Recife, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e diversas outras organizações populares, sociais e sindicais.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vinícius Sobreira