Distrito Federal

Pandemia

DF realiza "Dia D" de vacinação contra a covid-19 neste sábado

Serão 28 pontos de vacinação abertos ao público, em locais de grande circulação

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
DF realiza Dia D de vacinação contra a covid-19 em 28 pontos da capital do país - Ian Ferraz/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal realiza, neste sábado (20), o Dia de D de vacinação contra a covid-19. Ao todo, serão 28 pontos em todo o DF, em locais de grande circulação de pessoas. A iniciativa tem o objetivo de levar a vacina até a população maior de 18 anos que ainda não tomou a primeira dose.

A imunização estará disponível em locais como feiras, espaços culturais e igrejas. Além disso, o GDF oferecerá a segunda dose e a dose de reforço em várias unidades básicas de saúde (UBSs) e na Feira dos Importados do SIA. A maioria dos postos vai funcionar das 9h às 17h.

No Dia D também haverá a aplicação de dose de reforço para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. Imunossuprimidos graves que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias também serão contemplados. Quem estiver com a segunda dose fora do prazo também poderá comparecer.

“Muitas pessoas não têm tempo de ir até o ponto de vacinação, pois trabalham durante todo o dia e, à noite, acabam tendo alguma dificuldade em procurar nossos pontos que estão abertos. No Dia D, queremos alcançar essas pessoas, levando a proteção contra a covid-19 até elas, seja enquanto tiverem fazendo suas compras nas feiras, passando pela rodoviária, ou para aqueles que trabalham nesses locais e ainda não foram vacinados”, afirmou o secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache.

Segundo a pasta, cerca de 254 mil pessoas acima dos 12 anos de idade ainda não tomaram a primeira dose e outras 300 mil que já podem receber a segunda dose ainda não procuraram uma unidade de saúde. O Dia D da vacinação poderá ser mais uma oportunidade para essas pessoas tomem sua dose.

Dose de reforço 

Mais cedo, o governador Ibaneis Rocha anunciou a vacinação do público acima de 57 anos com a dose de reforço contra a covid-19. A imunização deve começar na próxima segunda-feira (22), e será destinada a pessoas acima dessa faixa etária que tenham recebido a segunda dose há pelo menos cinco meses.

"Trago boas notícias da vacinação. A partir de segunda-feira (22), vamos vacinar com a terceira dose o público acima de 57 anos que tenha recebido a segunda dose há 5 meses. Nossa Rede de Frio conta com o estoque necessário para atender este público", postou o governador.

Flexibilização de máscara

O governador também afirmou que pretende liberar o uso de máscara em locais fechados. A medida poderia ser adotada após a população do DF tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19.

Isso porque o Ministério da Saúde, essa semana, anunciou que estenderia a terceira dose para toda a população acima de 18 anos no país. Atualmente, a dispensa do uso de máscara no DF só está autorizada para locais abertos ao ar livre.

“Precisamos aumentar o nível de vacinação e, agora, nos alegra muito essa notícia do Ministério da Saúde que vai começar a terceira dose para aqueles acima de 18 anos. A gente espera que essas doses cheguem para que possamos avançar na vacinação e liberar, em breve, o uso da máscara também em ambientes fechados. Estou muito confiante”, disse Ibaneis.

Confira os pontos de vacinação do Dia D contra a covid-19


 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino