Rio de Janeiro

SAÚDE

Rio reforça campanha de vacinação em meio a surto de gripe por Influenza A

Com baixa cobertura vacinal, Prefeitura pede para que cariocas procurem uma unidade de saúde nesta quarta-feira (24)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cobertura vacinal contra o vírus Influenza A é de apenas 57% na capital fluminense; toda população acima de seis meses de vida pode se vacinar
Cobertura vacinal contra o vírus Influenza A é de apenas 57% na capital fluminense; toda população acima de seis meses de vida pode se vacinar - Flickr

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro registrou um aumento nos casos de síndrome gripal e está convocando toda população para se vacinar nesta quarta-feira (24). Moradores de diversas localidades tem relatado os sintomas e a busca por atendimento nas redes sociais.

A cobertura vacinal contra o vírus Influenza A (gripe) é de apenas 57% na capital fluminense, segundo a Secretaria. A campanha de vacinação contra a gripe é destinada a pessoas a partir de seis meses de idade, especialmente os grupos prioritários: idosos, crianças, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas.

"Uma investigação epidemiológica está em curso pela Superintendência de Vigilância em Saúde, que na última semana constatou um aumento de resultados positivos para Influenza A nas amostras coletadas em unidades de saúde sentinelas. Apenas cerca de 3% dos casos testados apresentaram positividade para covid-19", afirma a pasta em nota.

Leia mais: Fiocruz quer saber o que leva pais a rejeitar vacinação de seus filhos

Os sintomas da gripe são parecidos com os da covid, febre, tosse, dor de cabeça e dor no corpo. Além da vacina, as medidas de proteção também são semelhantes: manter o distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos.

A vacina da gripe está disponível para toda a população nas unidades de Atenção Primária do Município do Rio (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.  

Não há necessidade de intervalo entre as vacinas contra a gripe e contra a covid. Só não deve tomar a vacina quem estiver com sintomas.

Consulte os locais de vacinação contra a gripe aqui.

Edição: Clívia Mesquita