Pernambuco

AGENDA CULTURAL

Em Olinda, primeira edição do “No Meu Bairro Tem Axé” homenageia terreiro na Cidade Tabajara

Evento valoriza expressões da cultura e religiosidade negras das periferias da Região Metropolitana do Recife

Brasil de Fato | Recife (PE) |
. A programação da primeira edição conta com apresentações da Nação Mulambo (foto) e diversos outros grupos populares
. A programação da primeira edição conta com apresentações da Nação Mulambo (foto) e diversos outros grupos populares - Nação Mulambo

Neste sábado, dia 27, o evento “No  Meu Bairro tem Axé” traz destaque para os bairros da Região Metropolitana do Recife em que existem terreiros e premia a atuação das suas lideranças para o bairro no qual estão localizados. A primeira edição do evento é uma homenagem à Iyalorixá do terreiro Ilê Axé Oya Egunytá , Mãe Jane de Oya, e inicia às 15h na Rua Dinamarca, onde acontecia a antiga feira livre do bairro Cidade Tabajara, em Olinda.

A iyalorixá inaugurou o seu primeiro terreiro no bairro de Jatobá, em Olinda, e anos depois se mudou para a Cidade Tabajara, onde colabora ativamente para melhorias para o povo de terreiro e para a comunidade. A meta agora é inaugurar a sede do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Social (NANCI) para dar assistência à saúde, à educação e a questões judiciais para as comunidades dos arredores do terreiro.

Além disso, o evento tem o objetivo articular artistas, coletivos, terreiros, movimentos em prol da defesa e fruição da cultura e da arte popular afro-brasileira e indígena em Pernambuco, contando também com apresentações artísticas de grupos locais de maracatu, afoxé, coco de roda, entre outros ritmos. A programação da primeira edição conta com apresentações da Nação Mulambo, Interversão Poética, Coco do mestre Biu, e a Dj Isa ou Isa.

O lançamento do projeto celebra também o mês da Consciência Negra, mas as ações seguem acontecendo ao longo dos próximos meses em diferentes bairros da Região Metropolitana do Recife.

O evento é realizado pelo Centro Cultural Quilombo de Pindoramas em parceria com diversas organizações populares, a exemplo do Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ; Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Marcha Mundial das Mulheres (MMM) ; Consulta Popular e espaços culturais como o Ilê Sobô Nirê Mafá - Casa de Malunguinho, Coco de Dendê e Coco de Mestre Biu.

 

Edição: Vanessa Gonzaga