Rio de Janeiro

MOBILIDADE URBANA

Estudantes do ensino técnico podem ter direito ao passe livre intermunicipal

Medida foi proposta por deputados da Alerj após a derrubada do artigo da Lei 4.510/15 que previa o benefício pelo TJ-RJ

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Proposta é que recurso para financiar o passe livre dos estudantes saia do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP) - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Na última terça-feira (30), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei 3.665/21, para garantir o passe-livre nos ônibus intermunicipais aos estudantes do ensino técnico subsequente - feito após a conclusão do Ensino Médio. A medida precisa passar por uma segunda discussão no plenário da Casa.

O texto é de autoria do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), e do presidente da Comissão de Educação, Flávio Serafini (Psol). A medida foi proposta após a derrubada, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio, do artigo da Lei 4.510/15 que previa o benefício.

A norma foi questionada porque não apresentava uma fonte de custeio, como explicou Serafini.

“Incluímos esses estudantes na lei, mas não apontamos a fonte de custeio, que não pode ser computada no percentual da Educação porque esses estudantes não fazem parte do ciclo básico”, esclareceu.

Leia mais: Prefeitura do Rio começa fiscalização para garantir mínimo de linhas de ônibus nas ruas

A solução apontada pelos deputados foi estabelecer o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP) como a origem dos recursos.

“Quando criamos o fundo, fizemos um acordo com o governo para prever que pudesse ser usado para esse financiamento. Só que faltou a vinculação do fundo na Lei 4.510/15 para sanar a inconstitucionalidade e garantir o passe-livre”, comentou Serafini.

Em discussão no plenário, o deputado destacou que a medida vai evitar a evasão dos alunos dos cursos técnicos subsequentes.

“Nem sempre a família dos alunos desses cursos tem dinheiro para pagar a passagem do ônibus e, por isso, os cursos têm altos índices de evasão, conforme relatam os próprios coordenadores”, explicou Serafini.

Leia mais: Análise | O “novo ensino médio”: traição à juventude que frequenta a escola pública

Também assinam como coautores os deputados Eliomar Coelho (Psol), Waldeck Carneiro (PT), Samuel Malafaia (DEM), Renata Souza (Psol), Bebeto (Pode), Monica Francisco (Psol), Martha Rocha (PDT) e Luiz Paulo (Cidadania).

Edição: Jaqueline Deister