3 de dezembro

Filme “Marighella” terá exibição com a presença de Lula no Sindicato dos Metalúrgicos

A sessão acontece nessa sexta (3) a partir das 17h em São Bernardo do Campo (SP)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Seu Jorge, que interpreta o protagonista, e o diretor Wagner Moura no set de "Marighella" - Divulgação

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista fará uma sessão especial do filme “Marighella” nessa sexta-feira (3). A atividade, com início previsto para as 17h, contará com a presença de Maria Fernandes Marighella (neta de Carlos Marighella), do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-ministro Fernando Haddad (PT), além de parte do elenco do longa-metragem.  

Continua após publicidade

A exibição acontece dois dias antes que se completem 110 anos do nascimento do revolucionário baiano, autor do famoso “Mini-manual do guerrilheiro urbano”.  

:: Wagner Moura lança seu filme em assentamento: “É o momento de conexão entre Marighella e o MST” ::

O filme, dirigido por Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge, retrata os últimos cinco anos de vida do baiano Carlos Marighella (1911-1969) e tem como inspiração o livro biográfico escrito pelo jornalista Mário Magalhães.  

Depois de boa parte da vida militando pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo sido deputado federal no Rio de Janeiro, Marighella rompe com o partido e entra na clandestinidade para lutar contra a ditadura militar. Fundador da Ação Libertadora Nacional (ALN), se torna um dos guerrilheiros mais procurados do regime durante a década de 1960.  

Assista também:

Na tela depois da censura

O longa-metragem tinha data de estreia marcada originalmente no dia da consciência negra de 2019, quando se completaram 50 anos da morte do militante político. Na ocasião, primeiro ano de Bolsonaro à frente da presidência, as exibições foram canceladas no contexto em que o governo ameaçava impor um “filtro” de conteúdo na Agência Nacional do Cinema (Ancine). 

:: Por que o filme "Marighella" continua com exibição restrita no país apesar do sucesso? ::

Dois anos depois, “Marighella” chega às telas e ao público em geral. A estreia foi em 6 de novembro, em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Prado, no sul da Bahia.  


Seu Jorge, Wagner Moura e Bruno Gagliasso representam o filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim / Foto: John MacDougall / AFP

 

 

Edição: Vivian Virissimo