Pernambuco

LITERATURA

Misturando realismo e ficção, livro apresenta a filosofia para crianças

“Dayo e o fantástico livro da liberdade” é a primeira publicação do professor e escritor Daniel Filho

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Livro foi lançado na XIII Bienal Internacional do Livro, em outubro deste ano - Divulgação

 

Daniel Filho, produtor cultural, professor e coordenador de biblioteca em Petrolândia, sertão de Pernambuco marca sua estreia como escritor com o livro infantil “Dayo e o fantástico livro da liberdade”.

O autor, que pôde fazer seu lançamento na XIII Bienal Internacional do Livro, em outubro deste ano, explica que a obra conta a história de Dayo, um garoto curioso com imaginação fértil. Quando suas inquietações e dúvidas não encontram mais respostas fáceis e convincentes seu avô o apresenta a um misterioso livro onde uma coruja fala, filósofos ganham vida, perguntas viram missão e o prazer pela leitura traz desafios, soluções, poderes e descobertas.

O livro é uma "porta de entrada" às crianças para a filosofia e temas muitas vezes tratados como complexos e "tabus" como: vida, morte e religião. A publicação pela editora Clube da Cultura foi possível através da Lei Aldir Blanc e como contrapartida social, 50 dos 200 exemplares da primeira tiragem foram doados à secretaria de educação e de cultura para que cada escola pública da cidade de Petrolândia, cidade natal do autor, tenha um exemplar.

Daniel Filho é professor efetivo da rede estadual desde 2006. Como professor e produtor cultural desenvolveu e contribuiu com diversas atividades culturais tais como "Integrando a Sétima Arte", oficinas e mostra de cinema com produção e exibição de curtas produzidos por estudantes da rede pública do município; FLEV - Festival de Literatura Escola Viva, festival que apresenta gêneros literários diversos a crianças e adolescentes, assim como apresenta artistas e personalidades locais à comunidade.

 

Edição: Vanessa Gonzaga