Minas Gerais

MOBILIZAÇÃO

Jornalistas do Estado de Minas estão em greve por salário e por décimo terceiro

Segundo sindicalista, nenhum repórter trabalhou nesta terça-feira(7)

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Uma reunião de mediação foi agendada para o próximo dia 10 - Foto: Reprodução

Jornalistas do jornal Estado de Minas deflagraram, desde a segunda-feira (6), greve geral. A categoria reclama a falta de pagamento dos salários e do décimo terceiro. Segundo Alessandra Mello, presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), nesta terça-feira (7), nenhum repórter trabalhou.

“A sequência de descumprimentos de direitos trabalhistas levou a uma revolta da redação. O jornal, desde 2014, não cumpre nenhum direito básico, não paga salário em dia, cortou o salário dos jornalistas em 30%, não recolhe FGTS, não paga abono de férias, não paga hora extra e não repõe a inflação desde 2018”, declarou Alessandra. 

::Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui::

A sindicalista ainda explica que a primeira parcela do décimo terceiro salário deveria ter sido paga no dia 30 de novembro. Porém, segundo ela, “até agora o salário não caiu na conta de ninguém”.

Na tarde desta terça (7), aconteceu uma reunião de mediação na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE). Os grevistas tinham a expectativa que a empresa comparecesse ao encontro e apresentasse propostas de solução da situação. Porém, a direção do jornal não esteve presente. Uma nova reunião de mediação foi agendada para o próximo dia 10.

A reportagem entrou em contato com o jornal Estado de Minas e aguarda posicionamento sobre o caso. 

 

Edição: Larissa Costa