Ouça e assista

"Eles querem censurar tudo aquilo que é ponte para a igualdade", diz ex-ministro da educação

Renato Janine fala das demissões em órgãos ligados à pasta e afirma que o atual ministro só pensa em termos ideológicos

Ouça o áudio:

O Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - AFP
Aqueles que diziam que eram à favor da Escola Sem Partido estão promovendo o partido sem escolas.

O mês de novembro e o início de dezembro foram marcados por uma onda de demissões em órgãos ligados ao Ministério da Educação, expondo a crise que a pasta enfrenta. 

Foram 35 pedidos de desligamento no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nas vésperas da realização da prova. E mais de 130 pedidos de demissão na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes).

O Entrevista Central conversou com o ex-ministro da Educação no governo de Dilma Rousseff, Renato Janine Ribeiro. Ele expõe que essas demissões coletivas ocorrem porque os trabalhadores da área não se sentem "livres para exercerem suas atividades".

 

::Enem: entenda por que profissinais do Inep pediram demissão na véspera do exame ::

"O ministro da Educação, Milton Ribeiro, que representa o governo de Bolsonaro na pasta, deixou de se atentar às prioridades da educação para pensar somente em termos ideológicos. Todo esse contexto recai sobre os funcionários dos órgãos ligados à pasta", afirma o ex-ministro.

Janine também diz que há um aparelhamento do Estado brasileiro e "com a pasta da Educação não é diferente".

::Inep e MEC entram na mira da Justiça e parlamentares veem “assédios, revisionismo e desmonte"::

"O foco na escola, o foco na educação básica e outros equipamentos da educação no país sumiu. O presidente e seu ministro não olham para os talentos que o Brasil tem e desperdiçam alunos, professores e profissionais da área", explica.

Dias antes da aplicação do ENEM que aconteceu nos dias 21 e 28 de novembro, o responsável pelo MEC, Milton Ribeiro, declarou que se tivesse tido interferência na prova, talvez algumas questões "não estivessem ali". Para Renato Janine, esse comportamento coloca em risco o futuro do Exame.

::Precisamos falar sobre a participação do povo negro no Enem 2021::

"Esse ENEM até que sobreviveu bem. Foram algumas questões que mostraram que o corpo de funcionários da Educação são corajosos e comprometidos com a educação, mas há uma tentativa de censura", relata.

E tem mais!

No quadro Nacional, conheça livro infantil que narra com muita delicadeza as marcas que o crime ambiental de Brumadinho deixou na população local. No Embarque Imediato, Fernando Pigatto, do Conselho Nacional de Saúde, reforça a importância de cobrar o passaporte vacinal para viajantes e atividades coletivas no Brasil. Fechando o programa, a Parada Cultural indica o Grupo Parangolé, que disponibiliza videoaulas gratuitas sobre cordel.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diametro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

Edição: Raquel Setz