SOLIDARIEDADE

Vozes Populares | Saiba como ajudar famílias atingidas pelas enchentes no sul da Bahia

Movimento Rexistir Bahia é um dos braços na luta pela reestruturação das casas das vítimas no município

Ouça o áudio:

Cerca de 500 marmitas são entregues diariamente para as famílias que buscam reestruturar suas casas - Foto: Arquivo/Rexistir Bahia
O rio abaixou, mas as necessidades ficaram. É fundamental que as pessoas continuem se solidarizando

A mesma chuva que acalenta alguém dormindo no conforto de casa, é a que causa medo, dor e perda para milhares de famílias em situação de rua ou que não contam com uma infraestrutura ideal. Desde o final de 2021, enchentes no sul da Bahia deixaram mais de 77 mil pessoas desabrigadas, 136 municípios em situação de emergência e dezenas de pessoas mortas. 

O ano de 2022 começou com a diminuição das tempestades, mas não sem deixar um rastro de destruição pelo caminho. E, mais uma vez, movimentos populares, organizações e sociedade civil se juntaram para atender às necessidades de tanta gente em vulnerabilidade social.

Um dos municípios mais atingidos por essas enchentes foi Itabuna, que fica localizada a cerca de 426km de Salvador. No município, famílias inteiras tentam sobreviver à catástrofe. Os moradores estão tentando reconstruir suas vidas e lugares como viadutos viraram barracos improvisados para abrigar grávidas, crianças e idosos. Essa foi a maior enchente da região desde 1967. E nesse cenário, a subsistência dessas famílias também tem sido garantida por meio de doação de roupas, comida e água. 

Quem tem feito isso, por exemplo, é o movimento Rexistir Bahia. Ele surgiu na pandemia, já com o intuito de fazer distribuição de alimentos, e a partir disso foi também iniciando um processo de conscientização das comunidades através de palestras, rodas de conversa e debates. Com todo esse agravamento causado pelas enchentes, eles intensificaram ainda mais suas ações.

Davidson Brito, coordenador do movimento, conta que um dos focos do Rexistir tem sido a distribuição de alimentos prontos, uma vez que muitas famílias estão sem estrutura para o preparo. "Desde o início, temos distribuído aproximadamente 500 marmitas diárias, sopão, café, chocolate quente, pão, cuscuz. Tudo isso para garantir que as pessoas possam não se preocupar com o que comer nesse momento, mas que possam estar totalmente voltadas para a reestruturação de suas casas", explica. 

A situação atual ainda é de muita incerteza. Escolas públicas municipais viraram alojamentos e Davidson faz uma crítica ao poder público na ineficácia em agir. Segundo ele, há menção de um auxílio emergencial, mas que ainda não se concretizou. As famílias aguardam, na expectativa, um posicionamento mais decisivo. 

Nesse meio tempo, as mobilizações por doações continuam. Davidson conta que as principais demandas são água potável, eletrodomésticos, móveis e alimentos prontos. "O rio baixou, mas as necessidades ficaram. É fundamental que as pessoas continuem se solidarizando com esse momento", compartilha. 

Como ajudar?

Sendo você de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, é possível ajudar. O PIX para doações é através do número (73) 99150-2190 (Davidson Luís Santos Brito). Para doações de alimentos ou eletrodomésticos e imóveis, o endereço é Rua do Contorno, número 503, bairro João Soares, CEP 45604-210, Itabuna, Bahia

Para ouvir o programete na íntegra, ouça o áudio anexado no início da matéria. O Vozes Populares é um programete semanal gravado com média de 5 minutos de duração e traz análises de movimentos populares sobre temas como cidadania, direitos humanos, política, feminismo e assuntos da conjuntura política brasileira. Confira outras edições em nosso site.

Edição: Vanessa Gonzaga