Pernambuco

ÔMICRON

Novas medidas restritivas contra a covid-19 são adotadas em Pernambuco até o fim de janeiro

Redução do público de eventos e comprovante de vacinação para acessar estabelecimentos estão entre as medidas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
swab nasal covid
Além da exigência de comprovação de duas doses, será preciso apresentar um teste negativo para Covid-19 para o público de eventos e festas - Roque de Sá/Agência Senado

Na tentativa de deter o aumento de casos de gripe e covid-19, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco decidiu adotar novas restrições no Plano de Convivência. A partir desta sexta-feira (14), quem quiser acessar serviços de alimentação, cinemas, teatros e museus deverá, obrigatoriamente, apresentar o passaporte vacinal com as duas doses ou a vacina de dose única contra a Covid-19. Para pessoas a partir dos 55, será necessário apresentar a dose de reforço.

A capacidade máxima dos eventos também será reduzida. Agora, o limite de público é de até 3 mil pessoas em locais abertos, de mil em espaços fechados ou 50% da capacidade do local - vale o que for menor. Além da exigência de comprovação de duas doses, será preciso apresentar um teste negativo para Covid-19, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 48 horas para exames de RT-PCR. As medidas são válidas até 31 de janeiro.

Especialistas apontam que flexibilização de medidas no fim do ano e chegada da Ômicron no Brasil montaram um cenário favorável para o aumento dos casos covid-19, ainda que a maioria dos quadros seja leve. Em Pernambuco, estudos do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) mostram que o índice de prevalência da Ômicron é de 26%. A linhagem predominante ainda é Delta, com 73%. Já no caso da Influenza, a preocupação é o subtipo A (H3N2), que tem quadros mais graves, sintomas mais intensos e causou mais de 30 mortes no estado até o momento. 

Vacinas em Atraso

Mais de 500 mil pernambucanos e pernambucanas estão com a segunda dose em atraso.  A falta da segunda dose pode acarretar na proibição da entrada em estabelecimentos e eventos, já que estas pessoas estão aptas para tomar a segunda dose, mas ainda não o fizeram. Para quem já tomou a segunda dose entre meados de agosto e setembro, já é possível tomar a dose de reforço, que está sendo feita após 4 meses da segunda dose. 

Já a vacina da gripe, que está em falta em grande parte dos municípios, já foi solicitada pela Secretaria Estadual de Saúde ao Ministério da Saúde. Não se sabe quantas doses foram solicitadas. As doses para a campanha de vacinação de 2022 já estão sendo produzidas, mas a previsão de entrega está entre os meses de fevereiro e março. 

Com a maioria dos postos de vacinação temporários encerrados, quem estiver com doses da vacina contra a covid-19 atrasadas deve procurar o ponto de vacinação mais próximo da sua casa ou os postos de saúde.

 

Edição: Vanessa Gonzaga