Rio Grande do Sul

Mobilização

Bancários promovem ato em defesa do banco público nesta quarta-feira (12)

Manifestação ocorrerá no dia em que a Caixa Econômica Federal completa 161 anos de história

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"A Caixa está sob ameaça de privatização e precisa do apoio dos mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras" - Divulgação

Ao meio dia desta quarta-feira (12), o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e a Fetrafi-RS, juntamente com a CUT-RS, promovem um ato em frente à sede administrativa da Caixa Econômica Federal, em Porto Alegre, contra as constantes ameaças de privatização do banco público. A manifestação ocorrerá no dia em que a Caixa completa 161 anos de história.

Um cartaz comemorativo ao aniversário será entregue nas agências da Caixa em Porto Alegre para os colegas tirarem fotos e publicarem nas redes sociais.

Para marcar a data, dirigentes sindicais e funcionários do banco estarão em frente ao Edifício Querência, na Rua dos Andradas nº 1000, conversando com a categoria e a sociedade sobre o projeto de desmonte dos bancos públicos e demais estatais pelo governo de Jair Bolsonaro.

Durante o ato os dirigentes sindicais distribuirão um manifesto assinado pelo Sindicato, Fetrafi-RS, Contraf-CUT e Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). No documento, as entidades alertam para o perigo que o patrimônio público nacional vem enfrentando nos últimos anos.

“A Caixa está sob ameaça de privatização e precisa do apoio dos mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras. Por isso, os bancários e as bancárias da Caixa estão fazendo um chamamento público e querem envolver toda a sociedade em sua defesa, reforçando a importância de um banco para todos e todas”, diz um dos trechos do documento que será distribuído à população.

Doação de alimentos

O SindBancários vai doar alimentos para o projeto CUT com a Comunidade, do qual o Sindicato faz parte. A iniciativa começou em 2019 após o início da pandemia e é guiada por um tripé: a luta por direitos da classe trabalhadora, a solidariedade por meio das doações de cestas básicas de alimentos e a comunicação para fazer o debate sobre como funciona a sociedade e por que temos essas desigualdades sociais e econômicas.

Quem for ao ato também pode doar. O Sindicato estará recebendo alimentos não perecíveis no local.

Sobre a entidade

"A Caixa foi fundada em 12 de janeiro de 1861 e é um patrimônio público dos brasileiros, o nosso banco social. Seus empregados e empregadas são a força-motriz que a protege e permite ao banco alcançar todo o país. São quase 85 mil pessoas presentes no dia a dia de milhões de brasileiros, levando inclusão bancária, democratização do acesso ao crédito, pagamentos de benefícios sociais, apoio a micros e pequenas empresas, além de fomento a políticas públicas de educação, esporte, saneamento, infraestrutura, agricultura familiar, moradia e sustentabilidade”, ressalta o manifesto dos bancários.

Lucros recordes

Segundo a entidade, a Caixa apresenta lucros recordes. Somente no terceiro trimestre do ano passado, o banco aferiu lucro líquido de R$ 3,2 bilhões, representando um aumento de 69,7% em relação ao mesmo período de 2020. No acumulado até setembro, o lucro da Caixa alcançou R$ 14,1 bilhões.

*As informações são da CUT-RS, com Manoela Frade – SindBancários
 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko