Paraná

Campo

Cooperativa de Crédito de Pequenos Agricultores e da Reforma Agrária comemora 26 anos

Crehnor é fruto da luta de agricultores e assentados da Reforma Agrária para o acesso ao crédito

Curitiba (PR) |
Capital investido na Crehnor volta para a comunidade em forma de financiamento de projetos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar - Foto: Arquivo Crehnor

A Cooperativa de Crédito Rural de Pequenos Agricultores e da Reforma Agrária (Crehnor Laranjeiras) completou 26 anos de fundação, no último dia 11 de janeiro. A cooperativa é resultado da luta de camponeses do Paraná que estavam excluídos dos serviços financeiros convencionais.

A Cooperativa surgiu para gerar melhoria da qualidade de vida dos camponeses, estimulando a cooperação no crédito, qualificando os agricultores para o uso dos recursos e proporcionando inclusão social, desenvolvimento econômico sustentável e sociocultural. O capital investido na Crehnor volta para a comunidade em forma de financiamento de projetos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar. Assim, a cooperativa possibilita que as riquezas geradas pelos cooperados fiquem com eles e financiem seus projetos.

Atualmente, a Crehnor tem sua sede em Laranjeiras do Sul e postos de atendimento em Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, mas com atendimento em diversos outros territórios para os associados (assentados, acampados, pequenos agricultores, cooperativas, associações, etc). Fazem parte do quadro de sócios da cooperativa mais de 4.000 pessoas.

“A Crehnor é uma cooperativa nossa, dos camponeses que sempre lutaram por melhorias no campo. Nós começamos pequenos e aumentamos nossos serviços, levando crédito e serviços financeiros para os assentados e cooperativas de diversas regiões", conta o presidente da cooperativa, Natalino Alves dos Santos.

Ele ressalta, ainda, que a cooperativa foi se modernizando ao longo dos anos, conforme as novas tecnologias disponíveis. "Realizamos serviços como aplicações, capital de giro, PRONAF [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], projetos de habitação, crédito rotativo, seguros, FINAPOP [Programa de Financiamento Popular da Agricultura Familiar para Produção de Alimentos Saudáveis], entre outros. Com o avanço da tecnologia, o trabalho dentro da cooperativa também se modernizou. Hoje nós temos aplicativo, cartão de débito, internet banking e também o PIX”, explica.

“Nossa expectativa é de que a Crehnor se torne a principal cooperativa de crédito das famílias assentadas da Reforma Agrária”, ressalta Marcos Rogerio Monteiro, conselheiro e coordenador do PAC de Quedas do Iguaçu.

Para comemorar o aniversário da cooperativa, os três postos de atendimento da Crehnor tiveram sorteio de brindes e coquetel.

Edição: Lia Bianchini