Rio Grande do Sul

COVID-19

Governo do RS coloca todas as regiões sob Alerta em semana de novo recorde de casos em um dia

Casos diários passaram de cerca de mil para 16 mil desde início do ano no estado, que também registra alta de óbitos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Aumento de casos de covid-19 eleva procura por leitos clínicos e de UTI em todo o RS - Breno Esaki/Agência Saúde

O governo estadual emitiu Alertas para todas as 21 regiões Covid do Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada com base na piora dos indicadores, na terça-feira (25), dia em que foram registrados 19.635 novos casos da doença no estado e 50 óbitos. Um dia depois, o estado registrou novo recorde de casos diagnosticados em 24 horas – foram 22.026 novos casos ontem (26) – e 57 óbitos.

Segundo o Executivo, os Alertas são consequência do aumento de casos de covid-19 e do aumento de internações em leitos clínicos e de UTI nas regiões. Em 19 de janeiro, o Gabinete de Crise emitiu Alertas para as regiões de Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana.

Nesta semana, foram mantidos os Alertas diante do deterioramento dos indicadores nessas regiões e emitidos novos Alertas às regiões de Bagé, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Guaíba, Ijuí, Palmeira das Missões, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Taquara.

A equipe técnica do Grupo de Trabalho Saúde observou que número de 50 óbitos registrados no sistema da Secretaria da Saúde (SES) na terça-feira não era visto no Rio Grande do Sul desde 17 de novembro - número superado na quarta.

O governo analisa que, desde o início do ano, percebe-se um aumento expressivo no número de casos diários, que passaram de cerca de mil para 16 mil. Além disso, apenas nos últimos sete dias, a média móvel de casos confirmados aumentou 67%. Com esse salto, a incidência semanal alcançou mil casos por 100 mil habitantes, o que representa 1% da população gaúcha com caso positivo registrado na última semana. Nas regiões de Capão da Canoa e Santa Rosa, a incidência semanal supera 1,5 mil casos por 100 mil habitantes.

A taxa de ocupação das UTIs no estado, por sua vez, está em 60,9%, um aumento de 13 pontos percentuais em 2022, considerando que a taxa era de 48% na virada do ano. Além disso, o número de internados, entre suspeitos e confirmados, aumentou em 697 somente nesta semana, sendo 575 em leitos clínicos e 122 em UTI.

O número de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, é de 1.580, 57% superior aos dados da semana passada, e os internados em UTI, entre suspeitos e confirmados, é de 556, 28% superior à semana passada.

"Estamos em um nível de preocupação alto devido ao aumento de casos e de internações”, disse o governador Eduardo Leite (PSDB), destacando o trabalho feito junto aos municípios para tentar conscientizar a população e reduzir a velocidade da transmissão. “Estamos em um período de maior circulação de pessoas entre as regiões, então, entendemos que o Alerta vale para todas", afirmou.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira