Pernambuco

ÔMICRON

Em Pernambuco, a cada cinco mortes por covid-19, quatro são de pessoas não vacinadas

Estado segue com tendência de alta de casos e mortes; Governo do Estado cancelou todas as festas de Carnaval

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Só em janeiro foram 97 registros de óbitos, dos quais 77 não estavam com o esquema vacinal completo - Governo de Pernambuco

Um levantamento feito pela a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) entre os pacientes que vieram a óbito pela Covid-19 em janeiro de 2022, aponta que de cada cinco mortos pela doença, quatro não tinham tomado todas as doses necessárias da vacina.  Já entre as pessoas vacinadas com duas doses, 85% das mortes eram idosos, com mais de 60 anos, e 85% tinham comprovadamente doenças pré-existentes. 

Leia: PE: Em meio à escassez de teste de covid, festas de Carnaval têm centros de testagem exclusivos

Durante todo o mês de janeiro, foram 97 registros de óbitos pelo novo coronavírus, dos quais 77 pessoas (79,4%)  não estavam com o esquema vacinal completo, com a dose de reforço. Nesse total, 26 pacientes (26,8%) sequer tinham registro de vacinação, 11 (11,4%) só tomaram uma dose dos imunizantes e 40 (41,2%) não tinham tomado a dose de reforço. 

Além disso, entre os pacientes com exame positivo para a Covid-19 e internados em leitos de enfermaria e UTI da rede pública, a análise da SES aponta que 83% não estavam totalmente imunizados. Dos 384 pacientes, 146 (38%), não tinham registro de vacinação (106), ou estão com apenas com 1 dose (40), sendo 129 a partir dos 12 anos. Além disso, 173 (45%) tinham apenas duas doses ou a dose única, sem o reforço - neste recorte, 113 dos doentes (65%) tinham a partir dos 60 e já deveriam ter tomado a dose de reforço.

O Secretário de Saúde André Longo afirmou, na coletiva de divulgação do levantamento, que poucas crianças foram vacinadas no estado. “Ainda estamos com percentuais baixos na vacinação das crianças. Mas, para controlarmos o vírus, é muito importante vacinarmos os menores. Até porque as crianças também podem desenvolver complicações e necessitar de hospitalização. As vacinas podem impedir que seu filho adoeça e tenha complicações.", destacou Longo.

Pernambuco sem Carnaval

Nesta terça (09) foi anunciado o cancelamento de todas as festas públicas e privadas no período do Carnaval, que ocorreriam entre 25 de fevereiro e 01 de março. Nos próximos dias, o Governo do Estado vai se reunir com os prefeitos dos principais polos festivos para alinhar os protocolos específicos. 

Também foi cancelado o ponto facultativo nos órgãos públicos estaduais durante o Carnaval. A recomendação é que os demais entes públicos continuem funcionando normalmente.

Para outros eventos, a capacidade foi reduzida de três mil para 500 pessoas em espaços abertos, e de mil para 300 pessoas em locais fechados. Permanece obrigatória a comprovação de vacinação e a apresentação de teste negativo nos eventos com mais de 300 pessoas. Cinemas, teatros, circos e jogos de futebol também estão incluídos nas medidas.

Leia: Governo de Pernambuco abre mais leitos de UTI e diminui tempo de quarentena para uma semana

Edição: Vanessa Gonzaga