FAKE NEWS

Bolsonaro não levou água ao Nordeste: transposição do São Francisco estava 90% feita em 2018

Obra foi iniciada no governo de Lula (PT) e estava praticamente concluída antes da posse do atual chefe do Executivo

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Lula e Dilma Rousseff foram os presidentes responsáveis pelo início e pelos maiores avanços nas obras de Transposição, diz agência de checagem - Ricardo Stuckert

Um dos temais mais comentados nas redes sociais na semana foi a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) à região Nordeste. Nesta quinta-feira (10), apoiadores do chefe do Executivo divulgaram a hashtag #BolsonaroLevaÁguaProNordeste.

È que, na tarde dessa quarta-feira (9), o presidente esteve no município de Jardim de Piranhas (RN) para simbolizar a chegada do volume de água da transposição do rio São Francisco ao Rio Grande do Norte.

É falso, no entanto, que Bolsonaro tenha tido um papel central nas obras de transposição do Rio São Francisco, iniciada durante o governo Lula (PT). Quando o ex-capitão do Exército assumiu o poder, as obras já estavam 90% concluídas, segundo o projeto Comprova.

"Notícias e documentos oficiais indicam que ao menos 92,5% da execução física dos dois eixos estruturantes do projeto estavam prontos quando o atual presidente assumiu o comando do país. Um deles, inclusive, foi inaugurado no governo de Michel Temer", diz a checagem do Comprova.

:: Bolsonaro inaugura transposição do rio São Francisco no RN, mas água não chega ao local ::

Outras inaugurações

Em junho de 2020, Bolsonaro inaugurou um dos trechos finais do eixo norte, em Penaforte, no Ceará. O evento marcou a chegada das águas da transposição ao estado. Antes, em 2016, esse trecho já apresentava mais de 80% de suas estruturas físicas concluídas.

Em termos de recursos financeiros, o Comprova também apontou que os investimentos na execução dos eixos estruturantes da Transposição do Rio São Francisco em 2019 e 2020 tiveram os menores patamares desde 2008.

:: A cada cinco eleitores de Bolsonaro em 2018, um vai votar em Lula em 2022, mostra pesquisa ::

Queda da popularidade no Nordeste

A viagem coincide com uma pesquisa Genial/Quaest — divulgada nessa quarta-feira (9) — que mostrou uma considerável queda de Bolsonaro na região Nordeste. No início do ano, o presidente esperava aumentar a popularidade na região com o Auxílio Brasil, o que não ocorreu.

Bolsonaro foi criticado por falar em "pau de arara" para se referir a moradores da região durante live presidencial na última quinta-feira (3).

Ao todo, 61% dos nordestinos disseram não estar contentes com o trabalho realizado pelo chefe do Executivo. De acordo com o levantamento, o avanço da avaliação negativa de Bolsonaro na região foi de 5 pontos percentuais e alcançou de novo o pior patamar.

:: Rio São Francisco tem a maior cheia dos últimos 13 anos e pesca na região é afetada ::

Lula assume "paternidade"

Em entrevista nessa quarta, Lula falou sobre a tentativa de Bolsonaro de assumir a "paternidade" das obras: “A transposição do Rio São Francisco está sendo concluída. Eu só espero que o Bolsonaro, que está fazendo viagem para inaugurar o pedacinho que ele concluiu, tenha a coragem de dizer: 'Eu estou inaugurando aqui, mas quem começou essa obra foi o presidente Lula'”.

Lula aproveitou para criticar a presença do presidente na região. “Bolsonaro agora está visitando o Nordeste, mas passou quatro anos brigando com os governadores e ofendendo os nordestinos. Quando fui presidente, respeitei cada governador e prefeito porque eles também foram eleitos. É esse o comportamento civilizado”, apontou.

Edição: Rodrigo Durão Coelho