Rio Grande do Sul

LEGISLATIVO

Eleita suplente pelo PSOL, Aline Kerber assume como vereadora titular em Porto Alegre

Presidenta da Associação Mães e Pais pela Democracia, Aline substitui Roberto Robaina, que está de licença saúde

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Aline Kerber vai ficar afastada da presidência da Associação Mães e Pais pela Democracia durante o período de vereança - Foto: Cristina Beck/CMPA

A vereadora suplente Aline Kerber (PSOL) tomou posse nesta segunda-feira (21) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre. Em substituição a Roberto Robaina, que está de licença saúde, ela assume a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece).

Durante o período em que ocupará a cadeira no parlamento porto-alegrense, Aline se afasta do cargo de presidenta da Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD). Em seu lugar assume o vice, Marcelo Prado. “A AMPD é suprapartidária e por isso precisamos zelar pelo seu protagonismo de luta - pelo direito à educação livre, plural e democrática”, disse ela em nota.

No seu discurso de posse, Aline agradeceu sua família e as diversas pessoas que fizeram e fazem parte da sua trajetória de luta contra o fascismo e o retrocesso na educação. Recordou que a primeira vez que ocupou o púlpito na Câmara foi na defesa da educação, em 2018, quando nasceu a AMPD.

Socióloga especialista em segurança pública, destacou em seu discurso sua atuação nesta área, quando trabalhou na implementação de observatórios de segurança pública em diversas cidades gaúchas.

Ela ressaltou que, como filha da educação pública e da UFRGS, sua marca será “um legado ético em defesa da vida da educação e das crianças”. Recordou da ação civil pública impetrada pela AMPD, que levou à suspensão das aulas presenciais por dois meses no RS, quando o estado estava sob bandeira preta, em um dos piores momentos da pandemia, em fevereiro de 2021.

Segundo ela, paixão foi a marca de sua vida. “Tenho convicção de que tempos melhores virão. Quero transformar os nossos sonhos em realizações para as crianças e adolescentes nessa cidade, com o programa municipal de proteção das crianças e adolescentes órfãos da covid”, completou.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira