Pernambuco

RÁDIO

Povos Pankará e Pipipã debatem sobre a demora na demarcação de suas terras em Pernambuco

Prosa e Fato desta semana conversa com a cacique Dourinha Pankará e com o cacique Valdemir Pipipã

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Cacique Dourinha Pankará fala sobre os desafios de ser uma cacique mulher - Dorinha Pankará no 'Acampamento Terra Livre' de 2018 /Foto: Eric Gomes

Na terceira edição do Prosa e Fato Especial Indígenas de Pernambuco vamos subir a Serra do Arapuá e Serra Negra, no sertão do estado, para conhecer os Pankará e os Pipipã. Nossos convidados são a cacique Dourinha Pankará, que fala sobre a demora para a demarcação do território e também sobre os desafios de ser uma cacique mulher e o cacique Valdemir Pipipã aborda os desafios do acesso à internet pelas comunidades indígenas.

No alto sertão pernambucano, na Serra do Arapuá, no municipio de Carnaubeira da Penha, fixaram-se os Pankará. Há muitas gerações, os pankará vivem naquela região, mas somente em 2003 a etnia foi reconhecida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Da mesma forma, os Pipipã constituem uma das etnias historicamente habitantes da Serra Negra, no município de floresta, no sertão pernambucano. mas somente em 2005 tiveram início os estudos para identificação e demarcação do território indígena.

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga