Pernambuco

NOVIDADE

Trilhas do Nordeste: Novo programa de TV do Brasil de Fato Pernambuco estreia nesta sexta (25)

O programa tem o objetivo de mostrar o Nordeste para além dos temas pautados pela mídia hegemônica

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Trilhas do Nordeste será exibido na TVT e na TV Capibaribe - Reprodução

O novo programa Trilhas do Nordeste, do Brasil de Fato Pernambuco, estreia nesta sexta-feira (25), às 20h15, na TVT e na TV Capibaribe. A produção pretende mostrar a região nordestina para além dos temas geralmente pautados nos meios de comunicação comerciais e evidenciá-la como o local de inovação e potencialidades que é. Além de ser exibido na televisão, o programa também será transmitido ao vivo nos canais do YouTube da TVT e do Brasil de Fato.

Com duração de 15 minutos, o Trilhas do Nordeste será dividido em três quadros: o 'Aqui pra Nós', com entrevistas com personalidades, artistas e vozes importantes sobre a região; o ‘Balaio Cultural’, que vai mostrar as diversas formas de expressão da cultura ; e o ‘Sertão da Gente’, dedicado ao Semiárido.

Leia também: Projeto Gelateca: geladeiras viram bibliotecas e estimulam leitura para crianças e adolescentes

O programa se destaca por produzir narrativas sobre o Nordeste a partir do olhar de quem vive na região. Além disso, o Trilhas do Nordeste foi pensado tendo em mente os nordestinos que moram em outros estados, sobretudo no Sudeste. “A gente tem a ideia e a vontade de que as pessoas que estão longe da região se sintam representadas e visualizem o Nordeste a partir do programa”, diz a editora do programa, Rani de Mendonça .

Leia também: Conheça a história e a luta por território dos indígenas Kapinawá do Vale do Catimbau (PE)

A editora conta ainda que a parceria com a Rede TVT já rendeu outros produtos que estão no ar, como o Central do Brasil, o Bem Viver e o Tempero de Notícias.

 "A parceria com a TVT é porque ela é uma emissora feita e pensada da classe trabalhadora para a classe trabalhadora, que é também um princípio do Brasil de Fato”, afirma. O mesmo vale para a TV Capibaribe, que é uma emissora comunitária. "[A ideia é] fortalecer essas iniciativas de mídias não comerciais", pontua. Para quem deseja enviar sugestões de temas e pautas para o Trilhas do Nordeste, o endereço para contato é o e-mail [email protected].

 

Edição: Vanessa Gonzaga