Ouça e assista

No Central do Brasil, carnavalesco resgata tradição e resistência expressas no carnaval

Para Sidney França, além da atuação cultural, a festa também exerce papel educacional na sociedade

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
As escolas de samba precisam desfilar em 2022 para marcarem uma posição dentro da cultura brasileira

Qual a importância cultural do carnaval ? De que forma ele representa o povo brasileiro? A festa pode ser considerada uma resistência popular? Essas e outras questões são abordadas na edição de hoje (28) do Programa Central do Brasil. O carnavalesco Sidney França participa do Entrevista Central e resgata as tradições, resistências e histórias do carnaval.

"Carnaval é coletividade, é o encontro de pessoas. A saudade que estamos sentindo não é só de celebrar a festa, mas também de retornar a nossa cultura popular. O carnaval é uma democracia sociocultural. Ele traz um alento e o sustento cultural para um povo tão carente de educação, cultura e outros valores básicos", avalia.

O carnavalesco também avalia a tentativa de atacar e censurar a festa e como ela afeta a cultura do país.

"O carnaval também funciona como um elemento educativo. Existe um processo de pasteurização da cultura. Se a cultura popular não se posiciona, não está presente e não se fortalece, ela vai sendo minada por um olhar preconceituoso. A pessoa defende grandes shows musicais, jogos de futebol, mas quando o assunto é carnaval a pessoa critica".

E tem mais!

Bancos como Bradesco, Itaú e Santander lucraram R$ 157 bilhões em dois anos de pandemia. O quadro Nacional traz os fatores que geraram esse acúmulo, entre eles estão os cortes de vagas de trabalho e alta dos juros.

Miguel Stédile, editor do Boletim Ponto, participa do Embarque Imediato e fala sobre a importância da esquerda brasileira construir um projeto de massas para as eleições de 2022.

A Parada Cultural indica o samba-enredo e o tema do desfile da Colorado do Brás, tradicional escola de São Paulo, em homenagem à Maria Carolina de Jesus. A obra "Carolina — A Cinderela Negra do Canindé” será desenvolvida pelo carnavalesco André Machado.
 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Matheus Alves de Almeida