Pernambuco

CULTURA POPULAR

Podcast infantil conta a história dos ritmos populares da Zona da Mata pernambucana

Com oito episódios, o Podcast Brinquedos Populares transforma cada festejo em contação de histórias infantis

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O podcast tem como proposta ser um instrumento de educação para pais, escolas, universidades e pesquisadores sobre o tema - Salatiel Cicero

As manifestações de cultura popular como o maracatu rural, coco de roda, ciranda e cavalo marinho, que são consideradas Patrimônios Culturais do Brasil presentes na Zona da Mata de Pernambuco vão ganhar um novo espaço de comunicação para chamar de seu. Nesta quarta-feira, 02 de março, estreia em todas as plataformas de streaming, o Podcast Brinquedos Populares, que traz histórias para ouvir, aprender, compartilhar e divertir-se.

A série infantil aborda as tradições da cidade de Nazaré da Mata, como coco de roda e o maracatu rural. Já o município de Glória do Goitá o destaque será a tradição do teatro de bonecos de madeira, conhecidos como Mamulengo. Também integram a lista especial da série, as manifestações culturais do município de Lagoa de Itaenga, com a Ciranda; Buenos Aires com os bois de carnaval. O projeto também vai destacar as tradições dos municípios de Aliança, com o Cavalo Marinho; e Goiana com o Caboclinho. Todas essas manifestações integram a lista de Patrimônios Culturais do Nordeste e do Brasil.

A ideia nasceu do jornalista, radialista e produtor cultural, Salatiel Cícero, responsável por coordenar o projeto e conta com recursos da Lei Aldir Blanc PE. A ação, pioneira na internet, busca retratar, por meio de uma série de oito episódios, curiosidades e histórias sobre os ritmos de tradição popular presentes na região da Zona da Mata. "Fizemos um trabalho de curadoria para saber quais manifestações culturais da nossa região despertam curiosidades nas crianças. O desafio foi transformar cada manifestação em contação de histórias infantis", afirma a produtora cultural Josi Marinho. 


Maracatu Rural é uma das expressões da cultura popular presentes no podcast / Heudes Régis/Divulgação

O público poderá acompanhar os episódios ao longo de todas as semanas do mês de março, sempre às quartas-feiras e sábados. "Durante o trabalho de produção fizemos conexão de várias linguagens artísticas, como teatro, literatura, jornalismo, entre outras. Tudo para que fique o mais compreensível para o público do podcast" adianta, Klauber Souza, ator e roteirista do projeto. 

O Podcast Brinquedos Populares fará uma viagem pelas tradições das cidades que compõem a região canavieira do estado. A cada cidade pesquisada, uma descoberta incrível sobre boas histórias, costumes e tradições que nasceram nos antigos terreiros dos engenhos de cana de açúcar, em comunidades de povos escravizados e indígenas. Cultura que se mantém viva, levando alegria a todos que participam e moram nesses lugares.   

Além de apostar na ludicidade, o projeto também reforça a importância das pessoas envolvidas nos brinquedos compartilharem, em cada episódio, seus saberes e memórias. Valorizar a tradição oral dos mestres, brincantes e fazedores da cultura popular é uma das propostas do podcast. "É um trabalho recheado de muita riqueza cultural, nunca visto. No trabalho de edição, por exemplo, unimos as narrações ao contexto musical e efeitos sonoros específicos de cada brincadeira. Isso está sendo feito para  trazer mais realismo ao público. Queremos deixá-los totalmente envolvidos com as histórias", diz o jornalista e editor de áudio Gedson Pontes. 

Além de proporcionar cultura e diversão, o Podcast Brinquedos populares tem como proposta ser um instrumento de educação para pais, escolas, universidades e pesquisadores sobre o tema. Os episódios serão publicados nos canais oficiais do Podcast Brinquedos Populares, no Spotify, Deezer, Apple Podcast, Youtube, sempre às quartas-feiras e sábados, de março, depois das 14h. Além disso, para quem quiser ficar por dentro de todos os episódios e mais informações sobre o projeto, poderá acessar o site do Podcast

Edição: Vanessa Gonzaga