Pernambuco

NATUREZA

Observação da lua, planetas e animais formam previsões para profetas da chuva no Semiárido

Única profetisa atuante no Ceará afirma que 2022 será um bom ano de chuvas para agricultores e agricultoras

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Previsões ajudam agricultores e agricultoras a se planejarem para o plantio na quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio - ASA

A chegada da chuva é sempre de grande importância para os sertanejos. Para acompanhar as previsões, alguns se baseiam na ciência, enquanto outros também creem em seus dons ancestrais. Eles são conhecidos como profetas da chuva.

Diferente da meteorologia, as previsões feitas pelos profetas são construídas através da observação da natureza, da sabedoria popular e da fé. No nordeste, estados como Ceará e Piauí realizam encontros anuais com profetas e profetisas da chuva para discutir as previsões do inverno do ano que segue.

Lurdinha Leite, a única profetisa atuante do Ceará, é experiente no assunto. “Faço as previsões de Santa Luzia, faço as previsões da lua cheia, da lua nova. Se a lua cheia tiver uma lagoa, ela tiver no meio da lagoa, é sinal de inverno. A lua nova, a barra do natal, todas as essas coisas… a estrela Dalva; quando a estrela Dalva se muda cedo, ela se mudou agora em outubro, paro o meio, para o nascente, para o lado nascente, então também é sinal de bom inverno”, explica ela.

Há vinte e um anos realizando previsões, Lurdinha foi homenageada no 26º Encontro dos Profetas da Chuva do Ceará. Ela afirma que o inverno de 2022 vai ser de boas chuvas: “Vai ser um inverno bom! Todas as previsões que eu fiz este ano já estão dando certo. Aqui em Quixadá era uma quentura horrível, eu disse: ‘vai começar a chover em dezembro’. Quando foi em dezembro, choveu”.


Lurdinha Leite é atualmente a única profetisa atuante do estado do Ceará / Governo do Ceará

No Piauí, profetas e profetisas também se reuniram para compartilhar as previsões. No evento, cada profeta apresentou suas percepções para o próximo inverno. Francisco Ribeiro contou sua previsão percebendo o comportamento animal,neste caso, ele analisa as formigas miguelão.

Ele explica que elas se mudam no período que antecede as grandes chuvas. “Observando os animais, o miguelão é um rapaz meio sabido. Ele fez uma cerca alta. A formiga saiu de onde corre água. No ano passado ela se mudou por baixo, naquele lugar que sempre passava água mas não segurava. Esse ano não, ela tirou tudinho e botou lá em cima. Quer dizer, isso, pra mim, ela sabe, né? Ela tá com medo de se afogar”, brinca o agricultor.

Para este mês, a chuva deve dar alguns dias de trégua, segundo Francisco. “Em março eu vi verãozinho, um sol. Não é muito, não é de preocupar ninguém, mas eu vi este sol no mês de março. Abril, não tem muito o que comentar porque abril a gente já sabe que, pra mim, vai ser pesado. Abril e maio nós temos muita chuva também”, projeta.

Seja pela meteorologia ou pelo conhecimento popular, o consenso é que as chuvas vão cair no sertão. O que resta agora é que os agricultores e agricultoras se preparem para sua chegada.

Edição: Vanessa Gonzaga