Minas Gerais

LANÇAMENTO

Livro retrata momento político e social do Brasil por meio de charges críticas

Brasil em Charges 2021 é o terceiro livro da série documental de Gilmar Machado

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Brasil em Charges 2021 é fruto das inquietações do autor ao acompanhar o atual momento político e social do país - Crédito: Gilmar Machado

“A charge política no Brasil não tem espaço e valorização de um modo geral, acaba sendo vista apenas como uma piada. Eu acho que vai além disso, a charge tem um papel fundamental crítico e reflexivo, além, é claro, do valor artístico, literário, histórico e jornalístico”. 

É o que explica o cartunista Gilmar Machado, conhecido como Cartunista das Cavernas, que lançou a terceira edição de sua série documental, Brasil em Charges.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Brasil em Charges 2021 é fruto das inquietações do autor ao acompanhar  o atual momento político e social do país. Pandemia, desmatamento, fome, desemprego e corrupção são algumas das questões abordadas nas charges presentes no livro. 


Charge presente no livro Brasil em Charges 2021 / Crédito: Gilmar Machado

Série documental

As temáticas política e social sempre estiveram presentes no trabalho de Gilmar. Porém, com as eleições de 2018 e o acirramento da polarização da sociedade, o cartunista se deparou com tentativas de proibir suas publicações. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Diante desse cenário, o Cartunista das Cavernas se negou a abrir mão da liberdade de expressão e pensou na publicação de Brasil em charges. "A primeira edição em 2019 foi um compilado do ano. A segunda, em 2020, fiz a coleção da abordagem política nas charges, principalmente no governo Bolsonaro", diz Gilmar

Serviço Brasil em Charges

https://cartunistadascavernas.ecwid.com/

Redes sociais

Instagram

Facebook

Twitter

Edição: Elis Almeida