Paraná

EDITORIAL 247

EDITORIAL. 8 de março de 2022: a luta das mulheres por um novo rumo para o Brasil

“Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome!”

Curitiba (PR) |
Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras contou com a presença de mais de 150 indígenas do Paraná - Giorgia Prates - BdF PR

Mais um 8 de março passou e com ele a luta das mulheres marca a retomada dos atos de rua em 2022. Em meio a tantas violências sofridas no período da pandemia, as mulheres seguem sendo as mais afetadas pelo projeto de destruição e retrocessos implementado pelo bolsonarismo: a alta do desemprego, a fome, os discursos de ódio e misoginia.

Na semana passada, os áudios vazados do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o “Mamãe Falei", apresentam mais um episódio que demonstra como a vida das mulheres ainda vale menos, tendo seus corpos vistos como mercadoria e alvo da exploração. “São fáceis porque são pobres”, afirmou o político ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), expressando de forma repugnante como, num cenário de crise, as mulheres são ainda mais subjugadas.

As pautas desse dia de luta, portanto, se unem a uma agenda mais ampla: “Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome!”. A denúncia contida no lema do 8M aponta para os desafios da luta política de 2022, de enfrentarmos o avanço fascista e construirmos saídas feministas e populares nas eleições e nas lutas cotidianas, nos empurrando para um novo momento da política nacional.

Edição: Pedro Carrano