Distrito Federal

Novo atraso

Terceirizados da saúde no DF fazem nova greve por falta de pagamento de salário

Cerca de 2 mil funcionários da saúde pública na capital cruzaram os braços; atrasos de salário são recorrentes

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Após novo atraso de salário, terceirizados da Saúde no DF cruzam os braços; falta de pagamento é recorrente - Foto: Sindiserviços-DF

Novamente com salários e tíquetes-alimentação atrasados, funcionários terceirizados de limpeza na rede pública de saúde do Distrito Federal cruzaram os braços na sexta-feira (10).

De acordo com o Sindicato de Serviços Terceirizáveis do DF (Sindiserviços-DF), o movimento paredista envolve funcionários de diversos hospitais regionais, como os de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Guará, Brazlândia e Paranoá, além do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Hospital Materno-Infantil (Hmib), Instituto de Saúde Mental (ISM), Farmácia de Alto Custo, Hospital de Apoio, entre outros.  

O sindicato informou que a categoria deveria ter recebido o salário até a última terça-feira (8), quinto dia útil do mês, como determina a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), mas o dinheiro não foi creditado. Os atrasos têm sido recorrentes. No ano passado, ocorreram algumas greves por conta de sucessivos atrasos no pagamento. A última delas foi no mês de dezembro. A empresa responsável é a BRA Serviços. 

:: Greve dos terceirizados da rede de saúde termina após pagamento de salários ::
 
A secretária-geral do Sindserviços, Andréa Cristina da Silva, afirmou que os atrasos da empresa são atribuídos à demora no repasse de recursos por parte da Secretaria de Saúde do DF (SS-DF). 

"Tudo o que a empresa nos responde é que devido falta de repasse do GDF, ela não tem condições de pagar o trabalhador. Mais uma vez, o trabalhador pagando pelo erro da administração pública", afirmou. 

A reportagem pediu um posicionamento por parte da Secretaria de Saúde, que informou que o pagamento devido à BRA Serviços será repassado à empresa até amanhã (15), uma semana após o fim do prazo de pagamento dos salários.

"A pasta ressalta que aguarda a liberação da licitação pelo Tribunal de Contas para contratação regular de empresa, que prestará os serviços de limpeza de forma contínua, de modo que esses problemas não voltem a ocorrer", informou a SES-DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino