Pernambuco

RÁDIO

Cultura e a religiosidade de matriz africana em Pernambuco são destaque no Prosa e Fato

Nesta edição conheceremos a famosa Rainha de Maracatu do Recife Dona Santa e a Iyalorixá Mãe Biu da Nação Xambá

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Coco de Mãe Biu, no Terreiro da Nação Xambá
Coco de Mãe Biu, no Terreiro da Nação Xambá - Foto: Beto Figueirôa/Arquivo Bongar

Várias expressões culturais que ocorrem no período carnavalesco têm uma forte relação com a religiosidade e as religiões de matriz africana. Um exemplo são os maracatus-nação que têm forte ligação com terreiros de candomblé e exaltam isso em suas toadas.

No programa desta semana vamos conhecer duas mulheres negras, iyalorixás, que a através da sua religiosidade se destacaram pelo compromisso em defesa de suas comunidades e pela da alegria do povo, Dona Santa e Mãe Biu.

Maria Júlia do Nascimento, conhecida como Dona santa, foi a mais conhecida rainha dos maracatus do recife, sendo considerada a matriarca dos maracatus e terreiros do Recife, por ser também, uma importante Iyalorixá. Para conversar conosco sobre ela e o maracatu na cultura pernambucana, convidamos Isabel Guillen, doutora em História e professora do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Nascida em 29 de junho de 1914, Severina Paraíso da Silva, mais conhecida como Mãe Biu, esteve a frente do terreiro da Nação Xambá durante 43 anos, este que é o único terreiro da nação das Américas. Para falar sobre ela, nossa convidada é a jornalista, produtora cultural e autora dos livros "Nação Xambá do Terreiro aos Palcos" e "Povo Xambá Resiste: 80 anos da repressão aos terreiros em Pernambuco",  Marileide Alves.

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Rani de Mendonça