conjuntura nacional

Crise no MEC e falta de saneamento básico no país são destaques no Programa Bem Viver

Crise teve início após vazarem áudios do ministro Milton Ribeiro afirmando que decisões seguem pastores

Ouça o áudio:

A despeito das revelações, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, negou o favorecimento a pastores na distribuição de verbas da pasta - Ministério da Educação
Especialistas cogitam que estes possam ser os últimos dias de Ribeiro na pasta

A edição de hoje (23) do Programa Bem Viver analisa a crise no Ministério da Educação (MEC), que se estende ao longo dessa semana, após vazarem áudios do ministro Milton Ribeiro, nos quais ele afirma que as decisões na pasta não ocorrem por questões técnicas, mas por instruções de dois pastores.

Segundo Milton Ribeiro, esse modo de operação segue orientação do presidente Jair Bolsonaro. Os pastores em questão não têm cargo formal no MEC e são os responsáveis por indicar quais prefeituras devem receber verbas do Ministério da Educação.

Por conta do caso, se cogita em Brasília que estes sejam os últimos dias do ministro à frente da pasta. Os áudios com as revelações foram obtidos pelo jornal Folha de S. paulo e divulgados na última segunda-feira (21).

Na tarde de ontem (22), o MEC emitiu uma nota oficial assinada por Milton Ribeiro, na qual ele afirma que a alocação de recursos federais ocorre seguindo a legislação orçamentária. O texto diz ainda que o presidente não orientou atendimentos preferenciais. No entanto, a nota admite que de fato os dois pastores citados na reportagem foram recebidos por Jair Bolsonaro.

No final do texto o ministro disse que não toma medidas baseado em religiosidade, mas respeitando o Estado laico.

Saneamento básico

O acesso a saneamento básico é um problema antigo no Brasil que custa a ser resolvido. Nesta semana foi divulgado o novo relatório da Trata Brasil, organização focada em monitorar o acesso à água e a saneamento básico nas cidades brasileiras.

E mais uma vez o cenário do país desperta preocupações, tanto pelos números muito abaixo da meta estipulada pelo governo e organizações internacionais; como pela desigualdade regional de acesso a saneamento no país.

Hoje, 100 milhões de pessoas sofrem com a falta de rede de coleta de esgoto no Brasil. Os municípios em pior situação estão todos na região norte. E entre os municípios com melhores números, quatro estão no sudeste e um no sul do país.


Nascida em Santarém, no oeste do Pará, Monique Malcher escreve desde os 10 anos de forma consistente. / Divulgação

Literatura

O Bem Viver finaliza essa edição especial repercutindo uma entrevista com a escritora premiada Monique Malcher, atual vencedora do Prêmio Jabuti na categoria de Contos com o livro “Llor de Gume”.

A obra reúne 37 histórias protagonizadas por mulheres de diferentes gerações. Monique Malcher conta sobre filhas, mães e avós, sem omitir dores e repressões sentidas por estas personagens ao longo da vida.

A escritora mora em São Paulo, mas é de Belém e o é ambientado em cenários típicos da região Norte do país, trazendo aspectos culturais e geográficos da capital paraense. A entrevista foi realizada para o programa Central do Brasil, parceria do Brasil de Fato com a TVT.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes