Pernambuco

arte

Virada Negra: evento gratuito promove 24 horas de arte e música de artistas negros no Recife

Evento vai expor o trabalho de 85 artistas da música, dança, performance, poesia, artes visuais e audiovisual

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Programação inclui apresentações musicais de artistas como Lia de Itamaracá - José Eduardo Bernardes/Brasil de Fato

Evento cultural gratuito com 24 horas de duração, a Virada Negra tem sua primeira edição neste sábado (26), na praia do Buraco da Velha, na Zona Sul do Recife, em frente ao Iate Clube. A programação recheada de apresentações musicais, audiovisuais, danças, poesias e de artes visuais começa a partir das 7h, e vai expor o trabalho de 85 artistas negros pernambucanos. Ao mesmo tempo, vai acontecer a Feira Negra, que visa fomentar afroempreendedorismo no Estado.

A agenda cultural inclui shows de Lia de Itamaracá, Doralyce, Okado Canal, Bell Puã, Gabi do Carmo, Jéssica Caitano, Barbarize, Leonam, Mãe Beth de Oxum, N'Zambi, Preta Nick, DJ Boneka e Grupo Bongar. Também haverá dança e performance de Benedita Arcoverde, Clara do Passinho e Balé Deveras. A poesia fica por conta de Odailta Alves, Priscila Ferraz, Marlon e Joy Thamires, além de Amanda Timóteo e Elke Falconiere, do Slam das Minas Pernambuco.

Leia também: Mestras do samba do Nordeste lutam pela preservação da cultura popular em suas comunidades

Leia também: No Rio, mulheres organizam e são protagonistas de bailes "funk da antigas"

Os visitantes ainda poderão conferir intervenções de Graffiti, o Festival Cabelo na Régua, debates com cineastas negros e exibição de filmes selecionados e a feira agroecológica. As 35 obras expostas no evento, curadas por Tuca Duarte, serão leiloadas no Leilão de Arte Negra. Os trabalhos são assinados por artistas visuais como Ianah, Abròs, Fil, Adelson Boris, Feliciano dos Prazeres, Mangue Crew, Francisco Mesquita, Nathê Ferreira, e mais. Através deste link, é possível acessar o catálogo das peças.


A Virada Negra é a etapa final do Circuito de Cultura Negra Pernambucana / Divulgação

A Virada Negra é a etapa final do Circuito de Cultura Negra Pernambucana, iniciativa de mapeamento e divulgação de artistas negros de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, todos na Região Metropolitana. Visando qualificar o debate sobre a história, produção e demais contribuições das artes afro-brasileiras para a formação de uma identidade regional, as ações do circuito foram executadas em janeiro e fevereiro deste ano, com recurso da Lei Aldir Blanc.

A produtora-executiva do projeto, Ingrid Farias, destaca que a influência cultural negra atravessa todo o processo de formação do Brasil e de Pernambuco, apesar da desigulaldade e tentativas de apagamento. "Durante as etapas do Circuito, por exemplo, nos deparamos com obras que vão desde os  segmentos musicais e audiovisuais, até às poesias, artesanatos e danças, abrangendo as culturas tradicionais e populares", afirma.
 
A programação completa da Virada Negra está no perfil no Instagram do Circuito de Cultura Negra Pernambucana. A orientação para quem for ao evento é de usar máscaras de proteção contra a Covid-19 e manter o distanciamento social adequado. 

Serviço:

Virada Negra

Data: 26 de março

Horário: 7h

Local: Praia do Buraco da Velha, bairro da Brasília Teimosa, na frente do Iate Clube do Recife.

Edição: Vanessa Gonzaga