Paraná

Política

Coluna Notas BDF: polarização nas pesquisas

Apesar de pequena reação de Bolsonaro, Lula mantém dianteira com certa folga. Outros candidatos patinam

Brasil |
Ex-presidente Lula mantém liderança e vai armando palanques nos estados, como na filiação do ex-governador Requião ao PT - Foto: Giorgia Prates

Polarização eleitoral

Pesquisa do Datafolha divulgada na quinta (24) mostra Lula e Bolsonaro bem à frente dos demais candidatos. No cenário mais provável, Lula fica com 43% dos votos e Bolsonaro com 26% O atual presidente subiu em relação à pesquisa anterior, embora os estudos não sejam comparáveis por conta da mudança de nomes nas cartelas. Sérgio Moro e Ciro Gomes vêm atrás, com 8% e 6%, respectivamente.

 

Recuperação

A pesquisa mostra recuperação do atual presidente, que subiu cinco pontos na intenção espontânea de voto, de 18% para 23%. Lula oscilou de 32% para 30%. No segundo turno, embora haja estreitamento da margem, Lula vence com 21 pontos de vantagem (55% a 34%). A rejeição de Bolsonaro caiu cinco pontos, embora se mantenha num patamar alto, de 55%.

 

Educação assaltada

As pesquisas ainda não refletem as novas denúncias de corrupção no governo Bolsonaro. Nesta semana, até mesmo a Procuradoria Geral da República, conhecida por engavetar tudo sobre o governo federal, pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal para abrir investigação sobre a denúncia contra o ministro Milton Ribeiro, da Educação, de que recursos do Ministério eram repassados a municípios por intermédio de dois pastores em troca de propina.

 

Ministro cai?

Áudio com a própria voz do ministro, publicado pela “Folha de S. Paulo”, mostra Ribeiro dizendo que liberaria verbas a prefeitos indicados pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, por conta de pedido do presidente Jair Bolsonaro. A gravação aconteceu em reunião com prefeitos. Os dois pastores não têm cargos no governo. Prefeitos entrevistados por veículos de comunicação denunciaram pedidos de propina que variavam de milhares de reais a 1 quilo de ouro como cobrança pela intermediação.

Edição: Pedro Carrano