VIOLÊNCIA POLÍTICA

Deputados bolsonaristas ameaçam Lula com armas de fogo após caírem em fake news

Parlamentares gravam vídeos após declaração de ex-presidente ser distorcida e circular nas redes sociais

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Telhada e Junio Amaral: autores de ameaças contra Lula - Divulgação

Em um vídeo publicado nas redes sociais na terça-feira (5), o deputado estadual Coronel Telhada (PP) ameaçou o ex-presidente Lula (PT) com uma arma de fogo. O vídeo foi gravado nas dependências da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Na mesma data, o deputado estadual mineiro Cabo Junio Amaral (PL) fez um vídeo também segurando arma e dizendo que está pronto para receber o ex-presidente. A peça também foi publicada nas redes sociais.

Pouco depois, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) também gravou um vídeo com uma ameaça ao petista: "Digo uma coisa para vocês: na minha casa tem pistola”, disse.

Ameaça motivada por fake news

Os dois ex-policiais e a congressista fizeram as ameaças após caírem em uma fake news contra Lula que circula nas redes sociais nos últimos dias. Um vídeo editado dá a entender, de forma equivocada, que o ex-presidente está incentivando que a militância petista vá à casa de deputados.

:: Telhada perde ação na Justiça contra Brasil de Fato, Viomundo e outros veículos ::

A edição feita por bolsonaristas, porém, exclui a frase que muda o contexto da suposta "orientação" de Lula contra parlamentares. "Não é para xingar não, é para conversar com ele [deputado]", disse o petista, no trecho que foi retirado do vídeo.

A fala de Lula foi feita durante um evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Se a gente pegasse, mapeasse o endereço de cada deputado. E fosse 50 pessoas na casa do deputado (...) incomodar a tranquilidade dele", disse.

Punição a Telhada

O vídeo de Telhada, integrante da Bancada da Bala, foi repudiado pela bancada do PT na Alesp. Os deputados estaduais petistas cobram, do presidente da Casa, Carlão Pignatari (PSDB), punição ao deputado.

Em nota, a deputada Marcia Lia afirmou que "a situação se reveste de intensa gravidade uma vez que as ameaças feitas pelo deputado alcançam as deputadas e deputados estaduais, dirigentes, militantes que compõem e atuam no PT lado a lado de Lula".

Assista ao vídeo:

Leia a íntegra da nota da Bancada do PT na Alesp:

Em decorrência da publicação de vídeo nas redes sociais do deputado estadual Coronel Telhada do PP, gravado nas dependências da Assembleia Legislativa, no qual, ostenta arma de fogo e profere explícita ameaça ao ex-presidente Lula, e as pessoas que ele denominou como “seu bando”, a bancada estadual do PT oficializou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari sobre a gravidade do fato e o informou que representará o deputado Coronel Telhada no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Recentemente em encontro com dirigentes sindicais, o ex-presidente Lula sugeriu aos sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores que buscassem diálogo com deputados e seus familiares sobre as pautas de interesse dos trabalhadores. Para a líder da bancada deputada Márcia Lia, a situação se reveste de intensa gravidade uma vez que as ameaças feitas pelo deputado alcançam as deputadas e deputados estaduais, dirigentes, militantes que compõem e atuam no Partido dos Trabalhadores lado a lado do ex-presidente Lula, em defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito.

Edição: Rodrigo Durão Coelho