Pernambuco

REDUÇÃO DE CASOS

Centros de testagem são fechados no Recife; saiba onde ainda é possível fazer teste de covid-19

Testagem no Cecon e Geraldão foram encerradas e até o fim do mês de abril mais dois centros devem ser fechados

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Quatro centros estaduais de testagem devem continua funcionando no Recife - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Após a queda na procura por testes de Covid-19 e a tendência de redução nos indicadores do novo coronavírus, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) iniciou o fechamento dos centros e postos de testagem sob gestão estadual. Nesta segunda (11), o centro que ficava localizado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, foi encerrado. O centro apresentou uma redução de 88% na realização de testes entre os meses de janeiro e março deste ano. Enquanto em janeiro foram feitos 33.265 exames; em fevereiro foram 15.282; e em março apenas 3.936 testes.

Leia: Governo de Pernambuco libera uso de máscara em ambientes abertos

Além da baixa, a secretaria apoiou a decisão em outras ações, como a distribuição de exames rápidos de antígeno aos municípios por meio do Programa TestaPE; a abertura de pontos geridos pelas prefeituras; o avanço da vacinação em diversos grupos etários e a melhora na situação epidemiológica do Estado, o que contribui para a diminuição crescente na procura por testes nos centros.

Na semana passada, o centro de testagem instalado no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, também foi desmobilizado. Até o final de abril, a programação de fechamento segue com o Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, e com o Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, que encerram suas atividades, nos dias 25 e 30 de abril, respectivamente.

Onde fazer teste de covid-19?

Continuam em funcionamento quatro postos estaduais de testagem: Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea - que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h; antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista - por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; e Secretaria de Educação do Estado, no bairro da Várzea -  de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa.
 

Edição: Vanessa Gonzaga