Pernambuco

ANTICAPACITISMO

Aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) começam a ser transmitidas na TV Pernambuco

Ideia do projeto Papo em Libras é ensinar os elementos mais utilizados pelas pessoas surdas na comunicação diária

Brasil de Fato | Recife (PE) |
As aulas têm duração de até dois minutos e contam com os instrutores da Central de Libras - Governo PE

Nesta semana foi lançado o primeiro de 12 vídeos do projeto Papo em Libras. A iniciativa vai possibilitar o acesso da população ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais por meio de aulas veiculadas na televisão e nas redes sociais. O projeto está sendo realizado por secretarias ligadas ao Governo do Estado em parceria com a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e com a TV Pernambuco, que veiculará os vídeos em sua grade de programação. Veja o primeiro episódio:

As aulas têm duração de até dois minutos e contam com os instrutores da Central de Libras da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência Sead como protagonistas. Nos vídeos, eles ensinam ao público os elementos mais utilizados pelas pessoas surdas na comunicação diária, como cumprimentos, expressões temporais e referentes a calendário, a pessoas e família, a documentos e a formas de pagamento.

"A gente ainda tem um déficit muito grande em relação à acessibilidade e à garantia de que todo mundo possa se comunicar. O Papo em Libras chega exatamente como estratégia para ampliar esses esforços", disse o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude em exercício, Joelson Rodrigues.

Leia: Pessoas surdas e PCD cobram mais espaço e acolhimento para a construção da luta popular

O lançamento do Papo em Libras se soma a outras ações recentes. No fim de 2021, foi lançado o [email protected], uma ferramenta que disponibiliza intérpretes de Libras de forma virtual em órgãos públicos. Agora, o objetivo é possibilitar o alcance da Língua Brasileira de Sinais a mais pessoas, para que haja mais preparo na comunicação com as pessoas surdas nas situações do dia a dia..

Além de ganharem espaço na TV, os vídeos serão postados toda segunda-feira, às 12h30, nas páginas do Governo de Pernambuco, da TV Pernambuco (@tvpernambuco) no Instagram e no YouTube.

Edição: Vanessa Gonzaga