Distrito Federal

pandemia

Cerca de 600 mil pessoas ainda não tomaram a dose de reforço contra a covid-19 no DF

Número é considerado expressivo e preocupa Secretaria de Saúde

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Público que ainda tomou a dose de reforço contra a covid-19 no DF preocupa autoridades de saúde - Vinicius de Melo/Agência Brasília

Apesar do governo do Distrito Federal (GDF) ter revogado o estado de calamidade pública em saúde decorrente da pandemia, mais de 600 mil pessoas aptas ainda não retornaram aos postos de saúde para tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Os números foram divulgados nesta terça-feira (19) pela Secretaria de Saúde do DF, durante coletiva de imprensa.

"Esse número de 600 mil pessoas que não voltaram pra fazer a primeira dose de reforço, isso sim é preocupante. A pandemia ainda não acabou, temos índices baixos, [mas] é preciso manter aquela ênfase na proteção individual e grupal. Faço um apelo para que a gente não desperdice o que conquistamos", afirmou o secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache.

A dose de reforço está disponível em todo o país para pessoas acima dos 18 anos que tenham completado o primeiro esquema vacinal com duas doses, ou dose única (Janssen), a partir de um intervalo de quatro meses da última aplicação. Menores de idade também podem tomar dose de reforço se forem imunossuprimidos ou estiverem grávidas/puérperas. 

Segundo epidemiologistas, estudos científicos apontam uma queda de nível dos anticorpos alguns meses após as duas primeiras doses, da mesma forma como ocorre após a infecção natural pelo SARS-CoV-2, que também gera anticorpos temporários. Assim, quando esses anticorpos ultrapassam um limite mínimo, eles reduzem a proteção imunológica.

As doses de reforços servem para manter o nível elevado de proteção contra infecção pela doença. 

No DF, idosos a partir dos 70 anos que já tiverem tomado a dose de reforço há quatro meses, também podem tomar uma segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose. Desde que essa vacinação foi aberta, há cerca de um mês, 22.349 pessoas foram aos postos de saúde do DF para receber o reforço. Esse número ainda é pequeno se comparado ao público-alvo nessa faixa etária estimado pela Secretaria de Saúde, que são cerca de 130 mil pessoas.

:: DF amplia segunda dose de reforço contra a covid-19 para idosos a partir de 70 anos ::

Desde o início da campanha de imunização, 83,17% da população com 5 anos ou mais tomaram as duas primeiras doses (ou dose única) contra a covid-19 no DF, aproximadamente 2,36 milhões de habitantes. A dose de reforço já foi aplicada em 1,13 milhão de pessoas.

Em relação ao público infantil, de crianças entre 5 e 11 anos, o GDF informa que 162.671 já receberam a primeira dose da vacina e 68.159 já receberam as duas doses. Ao todo, o público estimado nessa faixa etária é de 268 mil crianças. 

Vacina da gripe

A Secretaria de Saúde segue em campanha pela vacinação contra a Influenza (gripe), deflagrada no início do mês.

A meta do governo do Distrito Federal (GDF) é vacinar 90% do público-alvo até o dia 3 de junho, data prevista para o encerramento da campanha. Em 2021, a cobertura vacinal contra a gripe em Brasília ficou em 67,4%, número muito abaixo do esperado. Nessa primeira fase, que vai até 3 de maio, podem ser imunizados idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. 

Ao todo, o público-alvo da campanha soma 1.086.547 pessoas no DF. A partir do dia 3 de maio, quando começa a segunda fase da campanha, a vacinação será ampliada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, população indígena, professores, gestantes e puérperas, caminhoneiros e motoristas de transporte público, além de forças de segurança. 

Para se vacinar é necessário levar documento de identidade e CPF. Quem tiver cartão de vacina também pode levar o documento para atualizar a imunização. O uso da máscara é obrigatório nos postos de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, quem tem mais de 12 anos pode tomar a vacina contra a gripe (influenza) em conjunto com outros imunizantes, incluindo as vacinas contra a covid-19. Já crianças de 5 a 11 anos devem aguardar intervalo de 15 dias.

Feriado

Durante a coletiva, o secretário de Saúde anunciou a suspensão da vacinação contra a covid-19 e outras doenças durante o feriado prolongado desta semana. Os postos estarão fechados na quinta (21), feriado de Tiradentes e aniversário de Brasília, e na sexta-feira (22).

Eles serão reabertos ao público no sábado (23), fecham novamente (24) no domingo e retomam o cronograma normal na semana que vem. A medida atende uma reivindicação dos servidores públicos da saúde que têm estado na linha de frente do combate à pandemia há mais de dois anos.

A consulta sobre os pontos de vacinação pode ser feita na página da Secretaria de Saúde na internet.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino