Rio Grande do Sul

COMUNICAÇÃO POPULAR

Brasil de Fato RS lança edição impressa sobre a resistência dos povos originários do Brasil

Neste abril de luta indígena e de intensa mobilização no Acampamento Terra Livre, as páginas dão voz aos donos da terra

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A 34ª edição impressa do Brasil de Fato RS está nas ruas e nas redes - Reprodução

Neste mês de luta dos povos indígenas, a edição impressa do Brasil de Fato RS lançada neste dia 20 de abril dá voz a elas e eles, que após cinco séculos da chegada do invasor, ganham as ruas e se tornam protagonistas da cena política. O jornal começa a ser distribuído a aldeias do Rio Grande do Sul e ao público em geral em Porto Alegre e cidades do interior.

Procure seu exemplar!

Chegando à sua 34ª edição, a edição impressa gaúcha traz reportagens sobre a chegada dos indígenas na universidade, a luta em comum com os quilombolas e camponeses, as principais reivindicações do 18º Acampamento Terra Livre, o florescimento da produção cultural indígena, dicas de livros, charge e artigos de opinião.

Nas suas páginas centrais, a reportagem conversa com lideranças das quatro etnias remanescentes no Rio Grande do Sul. “Precisamos de terra demarcada e garantida. Pra plantar, pra viver em liberdade”, reclama o cacique André Guarani. “Não somos assistidos pela Funai. Falta estrutura para moradias e acesso à terra”, concorda Angela Charrua. “Queremos o nosso território, a nossa terra, a nossa mãe de volta. Queremos reconhecido o nosso direito de morar e viver na nossa casa”, repercute a cacica Cullung Veitchá Teie, da etnia Xokleng. “Muito antes do Brasil ser Brasil nós já estávamos aqui. O que celebramos é a nossa resistência, é nossa resiliência”, pontua Fernanda Kaingang.

Além da distribuição impressa, o jornal está disponível no nosso site em formato PDF. Clique aqui para acessar.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira