Pernambuco

cidadania e política

Em PE, jovens tiram título de eleitor para votar contra Bolsonaro; movimentos promovem mutirões

Movimentos apostam nos mutirões de emissão do documento como forma de convocar mais pessoas para as eleições

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Confira a agenda de mutirões de tiragem de título de eleitor no Grande Recife - EBC

Aos 16 anos de idade, a estudante Jamilly Vitória Paz não é obrigada a participar das eleições deste ano. Mas ela tem um objetivo e uma ideia de Brasil a ser construído muito claros: "Meu voto faz a diferença! Quero votar para tirar Bolsonaro", afirmou a jovem, que é estudante da rede estadual de Pernambuco. 

Por isso, Jamily não perdeu tempo quando soube por uma vizinha que haveria um mutirão de emissão de título de eleitor no Espaço Cris Martins, na comunidade de Chapéu do Papa, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. “Eu posso mudar muita coisa com meu voto. Eu espero para 2023 uma boa presidência, que tudo melhore e a gente saia desta crise”, contou à reportagem.

Com apenas um notebook emprestado e uma impressora doada que precisou ser consertada, a coordenadora Cristiane Martins conseguiu fazer o mutirão acontecer. Nos dois dias em que abriu as portas para os moradores tirarem o documento, 2 e 6 de abril, o espaço recebeu pessoas que há muito não votavam e fizeram questão de se habilitar para este próximo pleito.

Leia também: TSE: quase 100 mil jovens de 15 a 18 anos solicitaram o título de eleitor em uma semana

“Muita gente que não votava há anos porque morava no interior e só justificava o voto durante esse tempo, muito adolescente vindo querendo tirar o título pra tirar Bolsonaro do poder. Teve uma jovem que falou assim: "Eu não ia nem tirar o título este ano, ia deixar para a próxima eleição, mas eu preciso tirar Bolsonaro", relembrou ela.


O Espaço Cris Martins promoveu três mutirões de emissão de título / Divulgação/ Espaço Cris Martins

Cristiane nem esperava tanta demanda pelo serviço, mas foi surpreendida pela alta adesão. “De início a gente achava que viria pouquíssimas pessoas, que ia ter pouca procura. De cara, assim que começou o mutirão, vieram quatro jovens da mesma família para tirar o título”, falou. A atividade iria funcionar, a princípio, das 8h às 11h, mas ela só conseguiu encerrar às 12h. “Depois de quatro dias, a gente fez a outra ação e o pessoal continuou vindo, muitos jovens também.”

A iniciativa serviu também para esclarecer dúvidas da população, que ainda não conhecia a plataforma e-Título (aplicativo para celular que serve como o próprio título de eleitor), e para solicitar outros documentos faltantes, como RG, CPF e certidão de nascimento. 

Leia também: Como regularizar o título de eleitor? Prazo vai até 4 de maio

Para Cristiane, o mutirão tem o papel também de incluir este público no processo eleitoral. “Quem muda o Brasil somos nós, é a sociedade, e vi que grande parte da população não sabia como fazer online, vimos a grande dificuldade. E é a galera da comunidade que está sentindo na pele esse desgoverno, são os que não tem acesso à internet, são os que não tem acesso à educação, que não consegue se deslocar por falta de passagem: são esses que vão votar certo. E precisamos ir em busca deles, ainda dá tempo”, defendeu.

No último sábado (16), Cristiane promoveu outra ação, desta vez na comunidade Vila Operária, também no Ibura. A iniciativa é uma das muitas que se espalham nos territórios do Grande Recife, mobilizadas pelos movimentos populares organizados. Organizações como o (MST), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Levante Popular da Juventude, Movimento Negro Unificado (MNU) e coletivos de bairros se reuniram na última quarta-feira (13) e definiram uma agenda para os mutirões, que fazem parte da organização dos Comitês Populares de Luta em Pernambuco. Veja as datas e locais de mutirão abaixo

Eloísa Amaral, militante do núcleo Soledad Barrett da MMM, pontuou que a pauta central do movimento hoje é derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o bolsonarismo nas eleições. "Para isso, precisamos estar articuladas para conquistar o eleitorado que ainda se mostra indeciso e um público de jovens. Uma pesquisa recente mostra que mais de 50% desses jovens que não têm título de eleitor se posicionam favoráveis à candidatura de Lula. Isso significa que estrategicamente a gente precisa alcançar este público”, falou.

Leia também: Jovens dizem por que vão tirar o título de eleitor em 2022

Os mutirões são, então, um dos principais mecanismos de organização política nas comunidades. “Nosso objetivo é animar e trazer esperança política para esses jovens novamente, e também adultos que já têm o título mas por algum motivo estão com irregularidade no TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. A ideia é a gente chegar junto nas comunidades, nesses espaços estratégicos em que já acontece algum tipo de organização política, como no Espaço de Cris”, completou.

Maxwell Lobato, militante do Levante Popular da Juventude em Pernambuco, classificou que os agentes transformadores capazes de desmontar o cenário atual são o voto consciente e a mobilização popular.

“A população que sente e sofre, encara as longas jornadas de trabalho nos mais variados espaços do mercado de trabalho, são esses atuais trabalhadores que sabem quanto vale toda a conta desse período sombrio que assola o Brasil. Pois é nessa mesma conta, aberta pelo atual presidente Jair Bolsonaro, que hoje não cabe mais o preço da carne, o valor da tarifa de ônibus, o preço do combustível, o direito ao lazer e a garantia da vida digna”, comentou.

Ele enfatiza ainda que o engajamento da juventude nos processos que decidem os rumos da população é um passo a frente no caminho para a derrubada do atual Governo Federal. “A campanha de tiragem de título para jovens de 16 a 18 anos é uma tarefa que reforça o quanto o ato do voto é indispensável no cenário político que vivemos com o desgoverno de Jair Bolsonaro, somado à pandemia da covid 19, como também o avanço do neofascimo no Brasil e a piora nas condições diárias da vida de brasileires”, colocou.

Veja a agenda de mutirões de tiragem de título de eleitor

A programação está sujeita a alterações.

20/04: Mutirão de título de eleitor na Fábrica de Vassouras da Marcha Mundial de Mulheres (MMM) em Brasília Teimosa (8h às 18h) - R. Brazopolis, 51, Brasília Teimosa, Recife;

22/04: Mutirão de título de eleitor do Caranguejo Uçá e Livroteca no bairro do Bode - R. Artur Lício, 291, Pina, Recife;

24/04 e 1º/05: Mutirão de título de eleitor na Casa da Cultura, na sede do Movimento Negro Unificado (MNU) a partir das 8h da manhã;

25/04 - Mutirão na casa do Meu Bairro tem Axé (8h) - R. Iracema, 20, Cidade Tabajara, Olinda;

25/04 - Mutirão na Escola Estadual 12 de Março (14h) - R. Cuité, Tabajara, Olinda;

25/04 - Mutirão na Escola Tabajara (15h) - Av. Tabajara, 149, Tabajara, Olinda;

25/04 - Mutirão na Escola Estadual 12 de Março (18h) - R. Cuité, Tabajara, Olinda;

27/04, 29/04 e 02/05 - Mutirão de tiragem de título no Parque 13 de Maio, na entrada próxima à Câmara de Vereadores do Recife (10h - 16h);

Edição: Vanessa Gonzaga