Pernambuco

RÁDIO

Os conflitos pela terra e a luta do MST em Pernambuco são destaques do Prosa e Fato

Conflitos na Mata Sul do estado e na Região Metropolitana do Recife são os territórios abordados neste episódio

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Quando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi fundado em janeiro de 1984, foram estabelecidos alguns objetivos que marcariam a história da luta pela terra no Brasil. - Foto: MST

Quando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi fundado em janeiro de 1984, foram estabelecidos alguns objetivos que marcariam a história da luta pela terra no Brasil. Além da reforma agrária, era preciso estabelecer novas relações de produção no campo. 

Leia: Eólicas e usina nuclear: entenda os conflitos agrários de Pernambuco com o Prosa e Fato

A força do movimento desde aquela época cresceu na mesma medida que cresceram os desafios para implantação de uma reforma agrária popular e uma produção soberana de alimentos sem veneno. Os conflitos, os despejos e massacres marcaram e marcam a história da luta do MST e é sobre alguns deles que vamos falar no Prosa e Fato dessa semana.

Para falar sobre os conflitos na zona da mata sul, convidamos Vilma Maria e José Eron integrantes do MST e assentados da reforma agrária. E para falar sobre os conflitos na Região  Metropolitana do Recife convidamos José Severino, dirigente do MST na cidade de Jaboatão dos Guararapes. 

Leia: Intensificação dos conflitos agrários em Pernambuco é tema do programa Prosa e Fato

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga