Rio Grande do Sul

DOCUMENTÁRIO

“Se não fosse o SUS” tem exibição gratuita na Casa de Cultura Mario Quintana nesta quinta (28)

Filme de Guilherme Castro aborda enfrentamento da pandemia; sessão integra programação do Fórum Social das Resistências

Brasil de Fato | Porto Alegre |
“Se não fosse o SUS”: documentário do CNS vai abordar o controle social e saúde pública contra pandemia - Reprodução

O documentário “Se não fosse o SUS”, que aborda olhares e relatos sobre o controle social e a saúde pública no enfrentamento à pandemia da covid-19, será exibido gratuitamente, nesta quinta-feira (28), às 19h, na Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. A sessão faz parte da programação do Fórum Social das Resistências e tem a promoção do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que também foi responsável pela produção do filme.

Segundo o CNS, o documentário registra e analisa a crise sanitária a partir de cenas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e territórios, com testemunhos de trabalhadores, usuários e integrantes de conselhos de Saúde.

Com roteiro e direção de Guilherme Castro, que também assina o documentário “SUS, em defesa da vida” e a websérie “Travessia: Covid-19 e os movimentos sociais populares”, o material reúne uma série de entrevistas com autoridades, especialistas e ativistas, sendo um registro histórico da importante atuação do CNS e da Rede Conselhos na maior crise sanitária brasileira dos últimos tempos.

O CNS ressalta que o documentário mostra como o negacionismo e a falta de ação e coordenação central seguem provocando o adoecimento e a perda de vidas no país. Porém, o controle social no SUS atuando em todas as localidades do país é a garantia da manutenção e do aperfeiçoamento das políticas públicas.

Ficha Técnica

Equipe de Conteúdo (Ceap): Nara Peruzzo e Valdevir Bot; Roteiro e Direção: Guilherme Castro; Direção de Fotografia: Leco Petersen; Assistente de Câmera / Operador 2° Câmera: José Carlos Soares; Montagem e Finalização: Alfredo Barros; Captação de Som: Guilherme Cássio; Edição de Som e Mixagem: André Sittoni; Direção de Produção: Kátia Samara; Assistente de Produção / Brasília: Paulo Ávila; Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap); Promoção: CNS – Conselho Nacional de Saúde; Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS – CIEPCSS; Uma parceria: Organização Pan–Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde Américas; Produção: GC Filmes


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira