Pernambuco

MÚSICA

Neudo Oliveira lança “Canto dos povos”, projeto que reúne músicas e poesias

O cantador pernambucano está na reta final da campanha de financiamento, que vai até maio, para lançar EP e livro

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Canções e poemas de Neudo Oliveira estão no kit "Canto dos Povos" - Arquivo Programa Vida no Sul (imagem editada)

O cantador, poeta e compositor Neudo Oliveira lança no início de maio o projeto “Canto dos Povos”, que agrega um livro de poesias e um EP com cinco canções inéditas. 

Pernambucano de Bodocó, criado em Ouricuri, radicado em Recife, Neudo iniciou sua caminhada artística em 2004 e já dividiu o palco com nomes como o violonista Yamandu Costa e o grupo latino-americano Tarancón. Gravou três discos junto com o grupo Baião Mais Eu e um solo, “Desafio”, lançado em 2018. 

Agora, as canções se somam à poesia, que agora está prestes a ganhar materialidade através do livro, mas sempre foi uma vertente abundante em Neudo. “Sempre escrevi poemas, sem a intenção de musicá-los. Então, recentemente, consegui reunir alguns desses textos e resolvi que estava na hora de publicar um livro”, conta.

A publicação é uma parceria com uma editora cooperativa, a Coopacesso, de São Paulo. Para viabilizar a impressão, foi feita uma campanha de financiamento coletivo operada pelo próprio autor: “Estamos fazendo a venda antecipada para garantir totalmente essa publicação e em breve teremos uma bela agenda de lançamentos pelo Brasil e países vizinhos”.

Quem adquirir o livro e o novo EP de Neudo Oliveira não vai apenas estar apoiando um artista que caminha com o povo, estará também se encontrando com cantadores, violeiros, forrozeiros nordestinos, trovadores latinoamericanos e cantautores da MPB e do mundo que compõem seu mosaico de influências, tais como Luiz Gonzaga, Belchior, Elomar, Cátia de França, Violeta Parra, Pedro Munhoz, Zé Vicente, Maciel  Serviço 

A venda antecipada do álbum está sendo conduzida pelo próprio Neudo, através do direct do Instagram @neudooliveiraa ou no WhatsApp (81)9 95459545. São dois kits que estão sendo disponibilizados: a primeira opção traz o livro + o CD com cinco canções, pelo valor de 30,00 (+ despesas postais para quem optar por receber pelo Correio); a segunda opção agrega mais uma camiseta ao livro e CD, no valor de R$ 50,00 (mais despesas postais).

A campanha de financiamento coletivo está em seus dias decisivos, devendo encerrar a arrecadação com estes valores promocionais entre a última semana de abril e a primeira semana de maio. Os mesmos contatos também servem para agendar shows, apresentações, oficinas e participações com o artista.

 

Edição: Vanessa Gonzaga