Distrito Federal

Agenda Cultural

Teatro, exposições e feiras são alguns dos destaques para o final de semana, confira

Exposição de carros antigos acontece no Cruzeiro, região administrativa do Distrito Federal, a partir das 10 horas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Evento tem exposição de carros, feira de antiguidades e brechó - Divulgação

Acontece neste sábado, 30 de abril, o primeiro Fuzuê no Cruzeiro, evento de exposição de carros antigos.

A festividade é uma iniciativa dos comerciantes do Centro Comercial do Cruzeiro com os Clubes do Puma, Opala e Chevette, visando proporcionar um dia agradável para as famílias da cidade.

Além da exposição de carros, uma feira de antiguidades chamada Feira da Marreta e um Brechó vão dividir o espaço que será animado pelo som do DJ Fernando. O evento é gratuito e conta com o apoio da Administração Regional do Cruzeiro.

O antigomobilismo é formado por uma geração de apaixonados por carros antigos que revive a época, seja no estilo de vida, preservando a história do carro da época, as cores, a originalidade, os passeio e, sobretudo, a restauração dos carros com o fim de manter viva sua história.

Fuzuê Cruzeiro

Sábado, 30 de abril (evento gratuito)

10h às 17h

SRES, Área Especial - Centro Comercial do Cruzeiro (Estacionamento)

:: Última semana para visitar a exposição “Vigie, corpo-transporte!” ::

Mostra Coletiva


Exposição "Amor aos montes - Oferendas" fica em exibição até 29 de maio / Foto: Lelo

A partir deste domingo, dia 1º, o CasaPark recebe a exposição "Amor aos montes - Oferendas" com obras de diferentes artistas visuais.

A exposição conta com obras de André Ventorim, Lelo, Lynn Carone e Marcia Bandeira, que trabalham em coletivo e que produzem individualmente em linguagens e técnicas diferentes. Para a exposição, o curador e diretor artístico da Galeria Casa Carlos Silva propôs aos artistas o eixo conceitual da maternidade e da fertilidade.

“A mostra apresenta um recorte na produção desses quatro artistas. As obras indicam um contato sinestésico com o mundo, construído a partir de trocas estabelecidas ao longo das pesquisas autorais. Algo se transforma com a apreciação de uma obra artística.”, afirma o curador.

Os artistas residem em Brasília, mas têm trajetórias diferentes. André Ventorim é brasiliense graduado em Artes Visuais pela UnB. Lelo é carioca, e tem formação em Artes Plásticas. Lynn Carone nasceu em Los Angeles e formou-se como artista na FAAP (SP). E Marcia Bandeira é carioca, artista plástica, designer gráfica e ilustradora.

Exposição Amor aos montes - Oferendas

Até 29 de maio (evento gratuito)

De terça a sábado, das 14h às 22h e domingos, das 12h às 20h

SGCV Sul, Lote 22 - Shopping CasaPark (Galeria Casa)

:: 1° de maio: entidades promovem ato político e cultural ::

Arte ceramista


Feira Itinerante de Cerâmica Autoral acontece neste domingo, das 10h às 18h / Foto: Flávia Pinto

Bambu Brasil Café e Bistrô recebe neste domingo a edição especial da Feira Itinerante de Cerâmica Autoral em homenagem antecipada ao Dia das Mães.

Com a proximidade do dia dedicado às mães, ceramistas da cidade se propuseram a realizar uma edição especial da Feira Itinerante de Cerâmica Autoral dia 1º de maio. Entre obras de iniciantes e experientes artistas, estarão sobre as mesas da exposição uma rica variedade de peças, desde esculturas a utilitários.

São obras que representam escolhas primorosas, em uma valorização ao pequeno produtor, que mais do que criar um produto, faz e conta história. Todas feitas à mão, esbanjam originalidade e exclusividade. 

Estarão no evento os artistas Andrea Alfaia, Bárbara Angelina, Dani, Débora Amorim, Felipe Laraia, Flávia Pinto, Henrique Ervilha & Camila Costa, Instituto Maria do Barro, Isabel Se Oh, Julia Pinheiro, Luciana Cosati, Mariana Franco, Marina Mestrinho e Rodrigo Machado.

4ª Feira Itinerante de Cerâmica Autoral

Domingo, 1º de maio (evento gratuito)

10h às 18h

CLN 214, Bloco C, Loja 59, Asa Norte - Bambu Brasil Café e Bistrô

Aquarelas e vídeos


Paisagem de cobertor amontoado ao pé da cama de Isabela Couto / Divulgação

O Museu Nacional da República apresenta a exposição "Guardadora de água" de Isabela Couto até 26 de junho.

Com ensaio poético de Mar Becker, a exposição apresenta a produção inédita da artista em vídeo e aquarela que tratam da paisagem e do deslocamento entre Santiago do Chile e Praia do Forte, Distrito da Mata de São João, no litoral norte da Bahia. 

Em “Guardadora de água”, título inspirado em poema de Manoel de Barro, Isabela Couto apresenta trabalhos em que a sugestão dos elementos água e névoa é uma constante. Tanto as aquarelas como os vídeos foram produzidos durante uma viagem entre a capital chilena e a Praia do Forte.

Isabela Couto é artista visual, vive e trabalha em Brasília. Possui obras em coleções particulares e participa de exposições desde 2014. Em 2019 a artista foi indicada ao Prêmio Pipa e selecionada para o Salão Mestre D'Armas.

Exposição Guardadora de água

Até 26 de junho (evento gratuito)

De terça a domingo, das 9h às 18h30

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Sala 02)

Teatro universitário


O espetáculo cumprirá temporada no Teatro Sesc Garagem no Plano Piloto e no Sesc Newton Rossi de Ceilândia / Foto: Isabela Quadros

Estreia na próxima terça-feira, 3 de maio, o espetáculo "Alguém acaba de morrer lá fora" com estudantes de Artes Cênicas da UnB.

Alguém acaba de morrer lá fora é umas das primeiras peças escritas pelo premiado dramaturgo e diretor Jô Bilac. A trama tem como temas a relação com o tempo, a disputa de classes e a imprevisibilidade da morte. O acaso, o encontro, a sorte, o destino, o imprevisto, a violência nas relações humanas completam esta tragicomédia. 

Numa nova versão para tragicomédia dirigida por Diego Borges, o elenco é formado por oito formandos do curso de Artes Cênicas da UnB: Amanda Inter, Ana Cecília Kresch, Eduardo Görck, João Cury, Mattoso Lucas, Natália Vídua, Samuel Caram e Shirley Araújo.

Num cenário despretensioso de um café-bar,  a peça conta a história de quatro personagens e suas relações com a morte. O espetáculo cumprirá temporada no Teatro Sesc Garagem no Plano Piloto e no  Sesc Newton Rossi de Ceilândia, totalizando 10 apresentações gratuitas. 

Espetáculo Alguém acaba de morrer lá fora

Até 22 de maio (evento gratuito)

Programação completa

Informações: [email protected]

Teatro musical


Musical fica em cartaz no Teatro Engrenagem até 22 de maio / Foto: Isabela Quadros

A Trupe Trabalhe Essa Ideia apresenta o espetáculo “Amélie - O Musical” com apresentações de sexta a domingo, até 22 de maio.

Enquanto todos falam mal dos sonhadores, Amélie continua a sonhar mesmo assim. A doce e encantadora história, que ganhou as telonas do cinema há 20 anos, em “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, será recontada de um jeito todo especial pela Trupe Trabalhe Essa Ideia. 

Amélie sai de casa procurando seu caminho em Paris. Encontra uma caixa escondida cheia de tesouros e, ao devolvê-la, vê a felicidade que isso traz aos donos. Amélie então decide fazer o bem anonimamente para as pessoas à sua volta e nessa nova jornada se apaixona por Nino e seu álbum de fotos. 

O espetáculo promete uma programação para ninguém ficar de fora. Com sessões nos finais de semana, com meia entrada para quem doar 1kg de alimento, estudantes, professores, maiores de 65 anos e menores de 12 anos, e classificação indicativa é livre.

Espetáculo Amélie - O Musical

Até 22 de maio

Sextas e sábados às 20h e domingos às 19h

Ingressos a partir de R$ 35 (vendas pelo Sympla)

SCLRN 712, Bloco C, Asa Norte - Teatro Engrenagem

Festival de teatro

Acontece até o dia 04 de maio a 70ª edição do Cometa Cenas - Mostra Semestral de Artes Cênicas da Universidade de Brasília - UnB.

O Cometa Cenas é um festival que apresenta experiências e práticas artísticas desenvolvidas por meio das experimentações dos discentes e docentes do Departamento de Artes Cênicas da UnB. A primeira edição aconteceu em 1984 antes mesmo do Instituto de Artes - IdA ser criado. 

Desde 2020, as atividades presenciais no campus universitário estão suspensas por causa da pandemia da COVID-19 e o evento acontece em formato virtual. Em 2022, as apresentações retomam o formato presencial, respeitando as medidas de segurança estabelecidas pela UnB. 

A programação conta com oficinas e espetáculos tanto no formato virtual  como presencial e lançamento de livro. Entre as atrações em cartaz no prédio do IdA,  estão as peças: Chiquita Bacana, Tabuleiros de Palavras, Respeito os meus cabelos e O Homem no Círculo.

70ª Cometa Cenas

Até 05 de maio (evento híbrido e gratuito)

Programação completa

Mais informações

Seguem em cartaz

Oficina de Roteiro Criar Cinema

Inscrições até 30 de abril (evento gratuito)

Formulário de inscrição disponível aqui

Informações: [email protected]

Festival FICA em Casa

Até 1º de maio (evento online e gratuito)

Programação completa no site

Transmissões pelo Youtube

Projeto CorpoManifesta

Até 07 de maio

Inscrições pelo formulário

Informações: [email protected]

SAN, Quadra 01 - Centro de Dança de Brasília 

Mostra Andaime Juntando Peças

Até 08 de maio (evento gratuito)

Programação completa no site

Mais informações

Exposição Via Sacra ao vivo - Rumo aos 50 anos

Até 20 de maio (evento gratuito)

De segunda a domingo, das 9h às 17h

Avenida Uberdan Cardoso, Setor Administrativo Lote 02, Planaltina - CCPlanaltina

Exposição Xingu 57: Viagem ao Brasil Central

Até 22 de maio (evento gratuito)

Terça-feira a Domingo, das 09h às 18h30

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República

Exposição Trilogia limítrofe

Até 04 de junho (evento gratuito)

Quintas e sextas, das 09h às 18h e sábados, das 11h às 17h

SCES Trecho 3, Asa Sul - Centro Cultural TCU (Galeria Marcantonio Vilaça)

Exposição Brasilidade Pós-Modernismo

Até 05 de junho (evento gratuito)

Terça a domingo, de 9h às 20h30

SCES, Trecho 2, Asa Sul - CCBB Brasília (Galeria 1, 2 e Pavilhão de Vidro)

Oficina Corpoesia e Espetáculo Vladimir

Até 08 de junho

Programação completa no site

Oficina gratuita e espetáculo a partir de R$ 20,00

Informações: [email protected]

Exposição Segue em Anexo

Até 15 de junho (evento gratuito)

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República 

Rama - Grupo de Estudos em Teatro de Animação

Até 21 de julho

Quintas-feiras, das 18h30 às 20h30

A partir de R$ 30,00 (bolsas disponíveis)

Inscrições pelo formulário

OSDRAMÁTIKOS

Até 29 de novembro

Terças-feira às 20h

Ingressos a partir de R$ 10,00 (pelo Sympla)

SEPS 713/913, Via W4 Sul, Asa Sul - Teatro Sesc Garagem

Cineclube Raimunda

Todas às quartas, às 15h e 19h30 (evento gratuito)

Informações: (61) 99654-7815

Rua Hugo Lobo Quadra 46 Casa 790, Planaltina - Mini Teatro Lieta de Ló

Cine Le Corbusier

Permanente (evento gratuito)

Todas as quartas-feiras, às 19h

SES Av. das Nações, Quadra 801, Lote 04, Asa Sul - Embaixada da França no Brasil

Exposição “Os Sinais e As Coisas - Das Fogueiras à Internet”

Permanente (evento gratuito)

De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h 

SCS, Quadra 04, Bloco A, Edifício Apollo, nº 256, Asa Sul - Museu dos Correios

 

*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino