1º DE MAIO

1º de maio: Petrolina (PE) tem ato político em defesa do trabalhador em feira da cidade

Concentração reuniu militantes, parlamentares, sindicalistas e artistas para dialogar com feirantes e consumidores

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
"Viemos celebrar o dia do trabalhador onde estão os que garantem comida na nossa mesa", defende a professora Virgínia Passos, da Sindunivasf - Foto: Júlia Vasconcelos/BdF PE

Mais esvaziada do que o comum, a feira do São Gonçalo, na zona oeste de Petrolina (PE), foi palco do ato político em defesa do trabalhador na cidade neste 1º de maio. A menor quantidade de consumidores no local reflete o cenário de carestia dos alimentos por todo o país. Para dialogar com os feirantes e consumidores, o Comitê de Luta de Petrolina agitou o espaço com palavras de ordem, música e panfletagem. 

O momento para marcar o Dia do Trabalhador contou com a presença de militantes e parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), sindicalistas, movimentos populares e atrações culturais, além de organizações integrantes do Grito dos Excluídos.

A professora de psicologia Virgínia Passos, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Seção Sindical dos Docentes da Univasf (Sindunvasf), ressaltou o motivo da escolha do local: "viemos celebrar o dia do trabalhador onde estão os que garantem comida na nossa mesa", defendeu. 


Panfletos foram distribuídos para os feirantes com a chamada: "10 motivos para tirar Bolsonaro da presidência" / Foto: Júlia Vasconcelos/BdF PE

Foi expressiva também a participação de pré-candidatos a deputados federais e estaduais petistas, como Marcos Heridijanio, Cícero Romão e Gilmar Santos, além da deputada estadual Dulcileide Amorim (PT). 


A deputada estadual, Dulcicleide Amorim (PT), ressaltou a necessidade de levar uma mensagem de esperança no dia do trabalhador / Foto: Júlia Vasconcelos/BdF PE

Maria Vera Lúcia da Silva fazia sua feira da semana quando percebeu a movimentação e parou para escutar as falas. "Eu acho que deveriam ter mais momentos como esse pra incentivar o pessoal a se conscientizar e saber mais sobre o que anda acontecendo", apontou. 

Zezinho de Mindu, presidente do Conselho Popular de Petrolina, reforça o caráter de protesto do ato. "O dia do trabalhador sempre foi um dia onde os trabalhadores e as trabalhadoras se encontram pra celebrar a vida, as conquistas, mas infelizmente esse ano a gente se encontra pra protestar um desgoverno que está acabando com a vida na sua totalidade", denuncia. 

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Rani de Mendonça