Rio Grande do Sul

MÚSICA

Série Concertos Capitólio volta a Porto Alegre neste sábado (7), com entrada gratuita

Apresentações mensais no primeiro sábado de cada mês homenageiam compositores porto-alegrenses atuantes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Série Concertos Capitólio volta à capital gaúcha homenageando o compositor porto-alegrense Dimitri Cervo - Foto: Júnior Careca

A Série Concertos Capitólio volta a ser apresentada na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, após dois anos fora de cartaz devido à pandemia. As apresentações terão periodicidade mensal, sempre no primeiro sábado do mês.

Em 2022 a temática será a homenagem a compositores porto-alegrenses atuantes. O primeiro compositor homenageado será Dimitri Cervo, que terá os convidados Quarteto Veríssimo e a cantora mezzo-soprano Angela Diel, interpretando "O Mapa" de Mario Quintana.

A retomada acontece neste sábado (7), às 11h30min, com entrada gratuita. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085 (Centro Histórico de Porto Alegre). Mais informações através do telefone (51) 99968-0576, ou nas redes sociais da Casa da Música (Instagram, Facebook e site)

Além do homenageado deste sábado, a série vai receber neste ano os compositores Arthur Barbosa, Catarina Domenici, Daniel Wolff e Vagner Cunha. Criada em 2016, esse ano a iniciativa integra a programação dos 250 anos da cidade. Concertos Capitólio é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e têm a curadoria da Casa da Música de Porto Alegre.

Sobre Dimitri Cervo

Dimitri Cervo (1968) é compositor, brasileiro, criador de obras como "Toronubá", "Abertura Brasil 2012" e "As Quatro Estações Brasileiras". Por sua discografia recebeu seis Prêmio Açorianos, nas categorias melhor compositor e CD categoria erudita.

Como intérprete de sua obra tem atuado como regente junto a diversos conjuntos e orquestras. Em 2019 lançou o CD Música Sinfônica, conduzindo repertório autoral frente à Orquestra Sinfônica da Venezuela.

Em 2021 estreou a sua obra "As Quatro Estações Brasileiras", para violino e orquestra, regendo a Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Em 2022 teve obras gravadas pelo trompetista Fabio Brum em dois CDs para o selo NAXOS. É professor titular do Departamento de Música da UFRGS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira